Hospital de Emergência atende mais de 540 pessoas durante feriado da Padroeira de Arapiraca
Acidentes de trânsito e quedas lideram atendimentos no HEA durante o feriadão; procedimentos cirúrgicos também foram realizados.
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA) registrou o acolhimento de 541 pacientes entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, período do feriado da Padroeira de Arapiraca. Deste total, 143 pessoas deram entrada na unidade em decorrência de acidentes de trânsito, sendo 85 vítimas de sinistros envolvendo motocicletas.
Também foram atendidas 11 pessoas por acidentes de bicicleta, sete por capotamentos, uma por atropelamento com carro, seis por atropelamentos e 33 por colisões entre veículos.
Seis pessoas foram socorridas após acidentes de trabalho, enquanto 12 foram vítimas de agressão — nove delas por agressão física, duas por arma branca e uma por arma de fogo. O hospital também recebeu 33 pacientes com corpo estranho na garganta, ouvido, olhos ou narinas.
Outros casos atendidos incluem 16 vítimas de intoxicações exógenas, 37 de luxações ou entorses e 21 de pancadas. No período, nove pessoas foram socorridas após mordida de cachorro, quatro por mordida de gato, duas por picada de abelha, quatro por picada de inseto e 18 vítimas de ataques de escorpião.
Referência para a II Macrorregião de Saúde, que abrange 46 municípios das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, o HEA também atendeu 115 vítimas de queda da própria altura, 34 por queda de altura, oito por queda de animal e uma por queimadura.
Durante o feriadão, compreendido entre domingo e segunda-feira, foram realizados 14 procedimentos cirúrgicos na unidade.