Fiscalizações ambientais da PM resultam na apreensão de 25 aves silvestres em Boca da Mata e Igaci
Operação do Batalhão Ambiental recolhe pássaros mantidos irregularmente em cativeiro e encaminha animais ao CETAS/IBAMA
Guarnições do Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Alagoas realizaram, nesta quarta-feira (4), uma série de fiscalizações nos municípios de Boca da Mata e Igaci, que resultaram na apreensão de 25 aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro.
Em Boca da Mata, os policiais identificaram a posse ilegal de aves sem autorização do órgão ambiental competente e sem anilhas de identificação, configurando infração ao artigo 29 da Lei nº 9.605/98, que trata dos crimes ambientais.
Em residências distintas, foram apreendidos quatro pássaros silvestres — três papa-capins e um sangue-de-boi — e lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Em outra ocorrência no município, a guarnição recolheu mais 15 aves de diferentes espécies, igualmente resultando em TCO.
Nos dois casos, os responsáveis colaboraram com a fiscalização e assumiram o compromisso de comparecer ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) quando convocados.
Durante as diligências, os policiais também localizaram seis aves em gaiolas, dispostas na marquise de um imóvel fechado, sem presença de responsável. Assim, o total de animais apreendidos nas ações chegou a 25 aves silvestres.
Todos os pássaros recolhidos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), onde receberão cuidados adequados e destinação ambientalmente correta.