MEIO AMBIENTE

Instituto do Meio Ambiente investiga mortandade de peixes em Jequiá da Praia

IMA/AL realiza análises para identificar causas da morte de centenas de peixes na laguna entre Mutuca e Paturais

Por Kamilla Abely / Ascom IMA/AL Publicado em 12/02/2026 às 14:58
IMA investiga causas da mortandade de peixes na laguna entre Mutuca e Paturais, em Jequiá da Praia. Ascom IMA/AL

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) iniciou uma investigação para apurar a mortandade de centenas de peixes na laguna situada entre os povoados Mutuca e Paturais, em Jequiá da Praia. As causas do fenômeno estão sendo avaliadas por meio de análises físico-químicas e biológicas. Após a conclusão dos exames, o laudo será divulgado à sociedade.

De acordo com Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA, a principal suspeita é a redução do oxigênio na água, provocada pelas fortes chuvas dos últimos dias. Ele explicou que as lagunas costeiras, por serem rasas e apresentarem baixa dinâmica, acumulam no fundo todo o material trazido pelos rios que as alimentam.

“Em eventos como chuvas ou ventos fortes, há intensa proliferação de matéria orgânica e microrganismos que consomem grande quantidade de oxigênio em um ambiente já naturalmente pobre nesse elemento, o que ocasiona a mortandade dos peixes. Infelizmente, trata-se de um fenômeno recorrente nas lagunas costeiras”, destacou Ricardo César.

O IMA/AL recomendou a suspensão temporária da comercialização e do consumo das espécies tucunaré e piau, devido ao risco à saúde humana.

Paulo Lira, gerente do Laboratório de Estudos Ambientais do IMA, acrescentou que a confirmação da causa só será possível após a análise das amostras de água e resíduos coletados pelos técnicos na quarta-feira (11). “O procedimento segue parâmetros como o índice de oxigênio dissolvido e a presença de outras substâncias químicas e orgânicas. O prazo para a conclusão das análises é de até sete dias úteis”, explicou.

Denuncie e ajude a fiscalizar

Qualquer pessoa pode solicitar uma análise da água por meio do Portal IMA+, ou registrar uma denúncia pelo aplicativo IMA Denuncie, disponível para Android e iOS. Todas as denúncias são anônimas, sendo necessário apenas informar o tipo de ocorrência, a localização e anexar imagens para que uma equipe seja direcionada ao local.