AÇÃO SOCIAL

Secult realiza 4ª edição do projeto 'Mulher se ama, mulher se cuida' na Biblioteca Pública Estadual

Iniciativa arrecada itens de higiene e promove acolhimento para mulheres em situação de vulnerabilidade em Maceió

Por Daniel Borges / Ascom Secult Publicado em 03/03/2026 às 15:33
Projeto da Secult arrecada itens de higiene e promove acolhimento a mulheres na Biblioteca Pública Estadual. Tatiane Almeida / Ascom Secult

Promover a dignidade, fortalecer a autoestima e reafirmar o valor social das mulheres em situação de vulnerabilidade. Com esse propósito, a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), realiza a 4ª edição do projeto “Mulher se ama, mulher se cuida”.

A iniciativa é uma mobilização solidária e ação formativa, garantindo acesso a itens básicos de higiene pessoal feminina, além de criar um espaço de escuta, acolhimento e valorização. A proposta reforça o papel da biblioteca como território de cidadania, onde cultura e cuidado caminham juntos.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou que o projeto vai além das doações materiais.

"Estamos falando de reconhecimento, autoestima e consciência de direitos. Quando promovemos uma ação como essa, mostramos que nossos equipamentos culturais são espaços vivos, comprometidos com as pessoas e suas histórias. Cuidar das mulheres é fortalecer toda a sociedade", afirmou a segurança.

Para a supervisora ​​da biblioteca, Mira Dantas, a iniciativa reafirma a função social do equipamento.

"A Biblioteca Graciliano Ramos é um espaço de leitura, mas também de acolhimento. Cada edição do projeto reforça que aqui cabem livros e cabem vidas. Nosso objetivo é que essas mulheres se sintam vistas, respeitadas e valorizadas", ressaltou Mira.

Mobilização e preparação

A etapa de mobilização acontece de 1º a 25 de março, com ponto de arrecadação na recepção da biblioteca, das 8h às 17h. A comunidade pode contribuir com doação de absorventes, shampoo, condicionador, sabonete, hidratante corporal, batom, esmalte, desodorante e outros itens de higiene e cuidado pessoal feminino.

A ação conta com a parceria da ONG De Mãos Dadas, do Instituto Francielle Castela e do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher, que também acompanham o público beneficiado.

Culminância

A culminação será realizada no dia 27 de março, às 14h, com um encontro específico para 40 mulheres em situação de vulnerabilidade social, oriundas das comunidades do Vale do Reginaldo e do Vergel do Lago, bairros de Maceió.

A programação inclui acolhimento, intervenção artística com foco na valorização feminina, palestra temática sobre autocuidado e direitos da mulher, lanche coletivo e entrega de kits de higiene pessoais arrecadados durante a mobilização.