POLÍTICA ALAGOANA

Luciano Barbosa exalta história do MDB e cita Renan como grande líder; ouça áudio

À Tribuna do Sertão, Luciano Barbosa diz que o MDB é “forte no interior e na capital” e vê unidade como sinal de nova fase para 2026

Por Redação com reportagem de Land Quintella Publicado em 03/03/2026 às 16:31
Luciano Barbosa ao lado de Nery Almeida na convenção do MDB fala em responsabilidade do partido e elogia unidade demonstrada no encontro

Durante a convenção estadual do MDB realizada ontem, segunda-feira, 2 de março de 2026, na sede do partido, em Maceió, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, afirmou à Tribuna do Sertão que a recondução da direção partidária e a unidade exibida no evento reforçarão o peso histórico da legenda e sinalizarão uma fase de organização com reflexos diretos no cenário político de Alagoas.


“O MDB, historicamente, tem sido um partido muito importante no estado de Alagoas, não só quando assume o poder, mas também quando não está no poder”, declarou. Para Luciano, a trajetória do partido inclui períodos em que a sigla esteve na oposição e “lutou muito”, defendendo a democracia e a segurança institucional.
O prefeito destacou que o MDB carrega uma história longa e “enraizada”, com presença tanto no interior quanto na capital e Região Metropolitana. Na visão dele, essa capilaridade impõe um dever adicional aos quadros partidários: “as pessoas que fazem o partido têm uma responsabilidade muito grande”, afirmou.

Prefeito cita Renan Calheiros e reforça vínculo com a legenda


Ao falar do comando partidário e da fase de unidade, Luciano Barbosa fez questão de mencionar o senador Renan Calheiros como liderança central do MDB em Alagoas. “A gente conta com grandes nomes, como é o caso do grande líder do partido, que é o senador Renan Calheiros”, disse, em resposta à pergunta sobre o significado político do encontro.


Em seguida, Luciano também ressaltou sua trajetória pessoal dentro do partido e reafirmou fidelidade à sigla: “Eu pelo menos estou militando no MDB… não sei nem quando foi a minha filiação de tanto tempo que eu tenho lá”, declarou, acrescentando que é prefeito de Arapiraca pela quarta vez e sempre esteve vinculado ao MDB.
"Não tem nenhum motivo para dizer o contrário. Então o MDB tem reunido esforços em nível municipal, estadual e federal para que a gente possa fazer um bom governo", completou.

Obras e articulação política: “esforços em três níveis”


Provocado sobre o fato de Arapiraca viver um ciclo de obras e investimentos associados, em parte, à articulação de lideranças ligadas ao MDB, Luciano destacou que a legenda cumpre papel ativo no alinhamento político-institucional.
Para ele, a construção de uma governança mais sólida passa pela articulação entre as entes e diferentes esferas de poder — municipal, estadual e federal — e a convenção, nesse contexto, funciona como sinal de coesão e de direção.
A convenção estadual do MDB manteve Renan Calheiros na presidência do partido e consolidou Luciano Barbosa como 1º vice-presidente executivo, de acordo com informações divulgadas após o encontro.

Clima de prévia eleitoral


Embora o discurso oficial tenha reforçado a unidade e a organização partidária, o pano de fundo é o aquecimento natural do ciclo eleitoral de 2026. A convenção, além de eleger instâncias internas, também serve como pressão política para alianças e para a montagem do tabuleiro no estado.
Ao falar em “nova fase”, Luciano Barbosa reforçou a ideia de que o MDB pretende entrar no próximo período com discurso alinhado e estrutura consolidada — principalmente pela força histórica da sigla no interior, onde o partido mantém enraização e política de base tradicional.

Áudios
Luciano Barbosa.mp3