Museu Palácio Floriano Peixoto inaugura exposição "Mulheres" com obras de 20 artistas alagoanas
Mostra reúne diferentes gerações e linguagens artísticas femininas em homenagem ao mês da mulher
O Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) abre ao público, nesta segunda-feira (9), a exposição "Mulheres", que reúne obras de 20 artistas alagoanas em diversas linguagens e trajetórias. A mostra segue até o dia 30 de março e propõe um panorama da produção artística feminina no estado, apresentando tanto nomes iniciantes quanto artistas já consolidados na cena cultural.
Com curadoria de Luciana Luz, Manu Constant e Viviani Duarte, uma exposição concebida em celebração ao Dia Internacional da Mulher. O público é convidado a percorrer narrativas que abordam identidade, memória, ancestralidade e resistência.
Participam do show as artistas Alexa Dias, Amanda Prado, Ana Drumond, Cícera Dias, Eduarda Olech, Elizangela, Emilly Santos, Eva Cavalcante, Evelyn Galdino, Fantine, Gleide Alves, Luz Azul, Manu Constant, Milla Pasan, Myri, Sam Monteiro, Suham Torres e Viviani Duarte.
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a mostra amplia o olhar do público sobre a presença feminina na arte alagoana.
"A exposição cria um encontro bonito entre artistas que estão iniciando sua caminhada e outras que já possuem uma trajetória consolidada. É uma oportunidade para o público conhecer diferentes olhares e perceber como a arte feita por mulheres carrega histórias, memórias e sentimentos que dialogam com a nossa realidade", afirma a segurança.
A supervisora do museu, Cecília Melo, destaca que o espaço se transforma em um ponto de encontro entre arte, reflexão e sensibilidade.
"Receber essa exposição no Mupa é muito significativo. As obras ocupam o palácio trazendo novas camadas de leitura para o espaço e convidando o visitante a perceber a força e a diversidade da produção artística feminina em Alagoas", ressalta.
O Museu Palácio Floriano Peixoto, equipamento cultural do Governo de Alagoas administrado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), tem entrada gratuita.
Serviço
Exposição “Mulheres”
Local: Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa)
Período: 9 a 30 de março de 2026
Visitação: segunda e terça, das 8h às 14h; quarta a sexta, das 8h às 16h
Entrada gratuita.