SAÚDE INFANTIL

Bebê com cardiopatia toma banho de sol pela primeira vez no Hospital da Criança de AL

Aylla Sophia, de 2 meses, está internada na UTI após cirurgia cardíaca e apresenta melhora clínica

Por Nataly Lopes/Ascom Hospital da Criança de AL Publicado em 27/03/2026 às 15:01
Bebê Aylla Sophia recebe banho de sol inédito durante internação no Hospital da Criança de Alagoas. Nataly Lopes

A pequena Aylla Sophia, de apenas 2 meses, vivenciou seu primeiro banho de sol durante o período de internação no Hospital da Criança de Alagoas, em Maceió. Internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição, o bebê apresenta quadro de saúde estável.

Aylla nasceu com uma cardiopatia grave e precisou ser submetida a uma cirurgia no Serviço Estadual de Cardiopediatria, que funciona no Hospital do Coração Alagoano, também na capital alagoana.

“É um paciente que apresenta alterações valvares e passou por um procedimento cirúrgico ainda no primeiro mês de vida devido à gravidade da doença”, explica o pediatra João Curamrú.

Após a cirurgia, o bebê foi específico para o Hospital da Criança de Alagoas, onde o acompanhamento da equipe multidisciplinar e o apoio constante da família foram essenciais para sua recuperação.

"Devido às complicações, ela nunca conseguiu ir para casa. No último mês, a pequena vem apresentando melhorias, sempre acompanhadas pela mãe, que demonstrou muita preocupação, mas contamos com o acolhimento da equipe. Agora, com o quadro um pouco mais estável, ainda no tratamento de uma infecção no ar ambiente, conseguimos promover uma ação para proporcionar um momento de carinho à família e à criança, que está há bastante tempo hospitalizada", detalha o médico.

O que é cardiopatia congênita?

A cardiopatia congênita é uma alteração na estrutura ou função do coração presente desde o nascimento, originada durante o desenvolvimento fetal. Essas alterações podem variar de defeitos leves a graves, como aberturas entre câmaras cardíacas ou malformações em válvulas e vasos sanguíneos. O tratamento pode envolver procedimentos cirúrgicos.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30 mil crianças nascem com essa condição a cada ano no Brasil, e aproximadamente 40% delas são vítimas de cirurgia ainda no primeiro ano de vida.