SEGURANÇA

PM flagra abate ilegal e prende homem com arma irregular em Anadia

Ação do Batalhão de Polícia Ambiental resulta em prisão e apreensão de carne abatida de forma clandestina na zona rural.

Por Ascom PMAL Publicado em 04/04/2026 às 16:54
Policiais do BPA apreendem carne abatida irregularmente e arma em operação na zona rural de Anadia. Ascom PMAL

Uma ação da Polícia Militar de Alagoas, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), resultou na prisão de um homem na zona rural do município de Anadia, neste sábado (04).

A operação foi desencadeada após denúncia recebida pelo Disque Denúncia da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que relatava possíveis crimes ambientais e posse irregular de arma de fogo no povoado Chã do Brejo, próximo a um estabelecimento local.

No endereço informado, a equipe ambiental do BPA, com apoio da supervisão, do serviço de inteligência da unidade e da Diretoria de Inteligência da PM (DINT), localizou o suspeito.

Questionado sobre a existência de um abatedouro, o homem admitiu não possuir licença e afirmou estar abatendo um porco para consumo próprio, sem fins comerciais. Com autorização do proprietário, os policiais entraram no local e confirmaram o abate do animal.

Durante a abordagem, o suspeito também informou possuir uma arma de fogo registrada. Ele apresentou um revólver calibre 38, com sinais de oxidação, e o documento correspondente. Na verificação, os policiais constataram que o registro estava vencido desde 9 de abril de 2013.

Diante da situação, o homem foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de plantão, em São Miguel dos Campos, onde deverá responder por posse irregular de arma de fogo de calibre permitido.

O animal abatido de forma irregular foi apreendido e encaminhado ao Ecopark Sol & Mar, em Maragogi. De acordo com a polícia, a carne será utilizada na alimentação de animais carnívoros do zoológico, que opera regularmente e possui licença.