ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Seduc divulga resultado preliminar da chamada pública para aquisição de alimentos da merenda escolar

Processo prioriza produtos da agricultura familiar e movimenta economia local em Alagoas.

Publicado em 28/04/2026 às 18:16
Divulgação do resultado preliminar da chamada pública para merenda escolar em Alagoas. Ana Flávia Oliveira/Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) divulgou nesta terça-feira (28) o resultado preliminar da Chamada Pública nº 001/2026, etapa fundamental para garantir a aquisição de alimentos da agricultura familiar destinados à merenda escolar da rede pública estadual no próximo ano letivo.

A iniciativa, realizada com o apoio da Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp), integra as ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A Seduc atua como elo entre produtores rurais e escolas, assegurando que os alimentos adquiridos cheguem com qualidade, diversidade e valor nutricional adequado aos estudantes da rede estadual de Alagoas.

Alimentação de qualidade com impacto social

Ao priorizar a compra direta da agricultura familiar, a Seduc promove refeições mais saudáveis, movimenta a economia local e fortalece pequenos produtores rurais. Frutas, hortaliças e polpas naturais presentes no cardápio escolar são fornecidas diretamente por essas comunidades, estabelecendo um ciclo positivo entre educação e desenvolvimento regional.

Esse modelo segue diretrizes nacionais que incentivam o uso de produtos da agricultura familiar na merenda escolar, ampliando o acesso dos estudantes a alimentos frescos e reduzindo a dependência de produtos industrializados.

Empate técnico

O resultado preliminar apontou forte competitividade entre associações e cooperativas rurais. Em municípios como Anadia, Penedo, Junqueiro e Rio Largo, houve empate entre grupos interessados no fornecimento de alimentos.

Essas organizações têm até o dia 5 de maio para chegar a um acordo sobre a divisão do fornecimento. Caso não haja consenso, será realizado um sorteio público em 8 de maio, na sede da Amgesp, em Maceió.

Transparência

A Seduc acompanha todas as etapas do processo, garantindo transparência e o cumprimento das normas. Os participantes têm três dias úteis para apresentar recursos. Após essa fase, o resultado final será divulgado oficialmente, consolidando mais uma ação que une alimentação escolar de qualidade à valorização da produção local.