CIÊNCIA E INOVAÇÃO

Secti e Fapeal abrem inscrições para segunda turma do programa 'Simbora!'

Processo seletivo está aberto para residentes em Alagoas até 20 de maio

Publicado em 28/04/2026 às 16:26
Secti e Fapeal anunciam inscrições para a segunda turma do programa de inovação 'Simbora!' Naísia Xavier/Ascom Fapeal

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) abriram inscrições para a segunda turma do programa “Simbora!”, uma rota preparatória para os próximos editais de inovação do Governo de Alagoas. A oportunidade é totalmente online e gratuita, com processo seletivo aberto até 20/05 para interessados residentes em Alagoas. As inscrições podem ser feitas pelo site fapeal.br.

A Coordenação de Projetos Especiais e Inovação da Fapeal fará uma análise prévia das candidaturas devido ao número limitado de vagas e à alta demanda. Na primeira edição do “Simbora!”, foram registrados 1.076 inscritos, distribuídos em 379 equipes.

O programa conta com a parceria do Laboratório de Inovação Inclusiva da Universidade Federal de Alagoas (LIINC Ufal) e da Wadhwani Foundation.

A iniciativa serve como preparação para o Programa Centelha 3 Alagoas, edital que irá financiar empreendedores para o desenvolvimento de ideias e negócios inovadores, com previsão de publicação ainda no primeiro semestre de 2026.

Por meio do Centelha, startups alagoanas poderão acessar até R$ 80 mil em subvenção econômica e até R$ 45 mil em bolsas para a equipe, além de capacitações empreendedoras, networking e acesso a investidores, entre outros benefícios.

O objetivo do “Simbora!” é qualificar os participantes para estruturar projetos mais competitivos, aumentando as chances de aprovação no Centelha, por meio de uma jornada com atividades práticas e acompanhamento especializado.

O resultado do processo seletivo para a segunda turma será divulgado em 22/05, e o início das atividades está previsto para 25/05. A capacitação terá duração de quatro semanas, exigindo até seis horas semanais de dedicação, entre aulas ao vivo de aproximadamente uma hora e outras atividades individuais.

O “Simbora!” utiliza metodologia da Wadhwani Foundation, organização social indiana sem fins lucrativos voltada à inovação e empreendedorismo.