DIREITOS HUMANOS

Secdef compartilha experiências de Alagoas em congresso nacional sobre proteção à infância

Equipe da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência apresenta iniciativas e materiais educativos no III Congresso Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, em Brasília.

Publicado em 20/05/2026 às 12:25
Equipe da Secdef apresenta projetos de proteção à infância de Alagoas em congresso nacional em Brasília. Eduarda Sobral / Ascom Secdef

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) participa nesta quarta-feira (20), em Brasília, do III Congresso Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Representando Alagoas, integram a programação a superintendente de Promoção, Fortalecimento e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secdef, Isabela Larisse, e a assessora de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Thayná Félix.

Durante o congresso, a equipe alagoana apresenta experiências desenvolvidas no estado em um Grupo de Trabalho voltado às redes de proteção, fluxos e protocolos de atendimento. O espaço reúne representantes de diversos estados brasileiros para discutir estratégias de ampliação da proteção integral de crianças e adolescentes.

Entre as iniciativas destacadas está o programa estadual Todo Dia é 18 de Maio, criado pela Secdef para prevenir e enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes em Alagoas.

Durante a participação, ganham destaque o kit Trilha da Cidadania e o guia digital prático e interativo “Todo Dia é 18 de Maio” em libras, ambos materiais educativos voltados à formação, prevenção e promoção do acesso à informação de forma acessível e inclusiva.

O kit Trilha da Cidadania foi desenvolvido como metodologia educativa para dialogar com crianças, adolescentes, profissionais da rede de proteção e comunidades sobre direitos, autoproteção e prevenção de violências. Já o guia em libras amplia o acesso da comunidade surda às informações relacionadas à proteção de crianças e adolescentes.

A superintendente Isabela Larisse ressaltou a importância da troca de experiências entre os estados. “Participar desse espaço nacional também permite compartilhar estratégias construídas em Alagoas e conhecer iniciativas que ampliam a proteção de crianças e adolescentes em diferentes territórios”, afirmou.

Além da apresentação das experiências exitosas, a secretaria também integra a etapa nacional de atualização do Plano Decenal Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, contribuindo para o debate sobre diretrizes e estratégias para a consolidação de políticas públicas em todo o país.

A secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Francine Bomfim, destacou a relevância da participação de Alagoas no evento nacional. “Levar as experiências desenvolvidas em Alagoas para um espaço nacional de debate também é uma forma de compartilhar estratégias construídas nos territórios e ampliar o diálogo entre os estados sobre proteção de crianças e adolescentes”, pontuou.