Viradouro é campeã do Carnaval do Rio 2026 com homenagem ao Mestre Ciça
Escola de Niterói fechou a apuração com pontuação máxima, conquistou o 4º título e volta à Sapucaí no Desfile das Campeãs, no sábado (21)
A Unidos da Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2026. O resultado foi confirmado nesta quarta-feira (18), após a apuração do Grupo Especial na Cidade do Samba, na região da Gamboa, no Rio.
Com o enredo “Para cima, Ciça!”, a escola de Niterói prestou homenagem a Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça, referência histórica do carnaval carioca e um dos nomes mais respeitados das baterias. A Viradouro somou 270 pontos, a pontuação máxima, garantindo seu quarto título.
Apuração apertada e “Desfile das Campeãs” definido
A disputa foi intensa até as notas finais. A Beija-Flor terminou como vice-campeã com 269,9, empatada com a Vila Isabel, que também fechou com 269,9. Completam o grupo das seis primeiras colocadas — e, portanto, classificadas para o Desfile das Campeãs, no próximo sábado (21) — Salgueiro (269,7), Imperatriz (269,4) e Mangueira (269,2).
Na outra ponta da tabela, a Acadêmicos de Niterói foi a escola rebaixada para a Série Ouro, com 264,6 pontos.
Um enredo para celebrar um ícone da bateria
A Viradouro levou para a avenida uma celebração da trajetória de Mestre Ciça — considerado um “mestre das paradinhas” e uma figura que atravessa gerações dentro do samba. No desfile, ele participou da comissão de frente e também apareceu no último carro alegórico, regendo a bateria.
Além da Viradouro, Ciça tem passagens por escolas como Unidos da Tijuca, Grande Rio, União da Ilha e Estácio de Sá — onde iniciou a trajetória em 1988.