São José da Laje completa um ano sem homicídios e celebra marco histórico com solenidade
O município de São José da Laje, na Zona da Mata de Alagoas, completou, na última terça-feira (16), um ano sem registrar homicídios, segundo dados do 2º Batalhão da Polícia Militar. Para marcar o resultado, uma solenidade foi realizada nesta quarta-feira (17), na Secretaria Municipal de Educação, com a presença de autoridades, representantes da Guarda Municipal e da prefeita Ângela Vanessa.
De acordo com a PM, a integração entre a corporação, a prefeitura e outros órgãos públicos foi essencial para alcançar a marca. O trabalho conjunto envolveu ações de policiamento mais intenso, prisões de integrantes de facções, além de melhorias em iluminação pública e monitoramento na cidade.
O comandante de Policiamento da Zona da Mata, coronel Marlon Araújo, ressaltou o papel estratégico do batalhão:
“Registro meu reconhecimento ao 2º BPM, que com dedicação diária tem sido protagonista nessa conquista, mostrando que quando há união, responsabilidade e planejamento, é possível transformar realidades”, destacou.
Já o comandante do 2º BPM, major Glauber Santana, afirmou que o resultado reflete a soma de esforços institucionais. “Estamos caminhando para mais integração, pois segurança pública é um direito, mas também um dever de todos”, declarou.
A prefeita Ângela Vanessa também celebrou o marco, afirmando que a conquista é fruto da dedicação coletiva:
“Esse marco histórico é fruto da união e dedicação de todos os que cuidam da nossa cidade. Quando trabalhamos juntos, colhemos grandes conquistas!”, disse.
O último homicídio registrado em São José da Laje ocorreu em 16 de setembro de 2024. Em 2014, ano mais violento da série histórica, o município registrou 27 homicídios. Desde então, os números vêm caindo, até atingir o recorde atual de 365 dias sem mortes violentas.