Sebastião Lessa Neto: “Eu sou o que sou, devo a Palmeira dos Índios”
Emoção e memória marcam depoimento de ex-aluno no encontro do Colégio Pio XII
Durante o décimo encontro dos ex-alunos do tradicional Colégio Pio XII, realizado neste domingo (28), em Palmeira dos Índios, o médico e provedor do Hospital Santa Rita, Sebastião Lessa Neto, emocionou os presentes ao falar sobre suas raízes e a importância de cultivar a memória e a união da cidade.
Lessa Neto destacou o legado de seu pai, João Neto de Medeiros, figura marcante da história local e que deixou 22 filhos. “Sou filho de um homem que deu uma vida toda pela instituição. Amo meu pai, ele sempre foi exemplo de dedicação”, afirmou.
O médico lembrou ainda da convivência familiar e da sabedoria de sua irmã, Lira, que as 96 anos continua sendo referência de equilíbrio e respeito. “É ela quem sempre dá a palavra final. A família aprendeu a ouvir, a respeitar e a buscar nela a voz da experiência”, disse.
Em tom de reflexão, Sebastião Lessa Neto defendeu a necessidade de superar pequenas disputas e ofensas para fortalecer a coletividade. “Que a gente abra as portas e deixe para trás essa mentalidade pequena. Isso não leva a nada. Precisamos valorizar nossas instituições e nossa terra.”
Encerrando sua fala, o médico reafirmou o amor pela cidade que o formou. “Essa casa tem que ser sempre elevada. Eu sou o que sou, devo a Palmeira dos Índios. É a terra que eu amo, e a quem devo tudo o que conquistei”, declarou, sob aplausos dos presentes.