Semed Penedo incentiva servidores com novo programa motivacional voltado à atividade física
O bem-estar físico e mental é essencial para a qualidade de vida e as relações interpessoais. Conciliar trabalho, cuidados com a saúde e prática de atividade física é um desafio diante da rotina corrida de muitas pessoas. Para auxiliar nessa conciliação, a Secretaria Municipal de Educação de Penedo (Semed) lançou o programa ‘Desafio: Educação em Movimento’, voltado para professores e demais servidores.
A iniciativa tem como objetivo estimular os servidores à prática regular de atividades físicas.
“Segundo estudos recentes, a qualidade de vida no serviço público é frequentemente afetada pelo estresse e pela falta de apoio, o que pode comprometer a saúde e o bem-estar dos servidores, contribuindo para um estilo de vida menos saudável. Pensando nisso, o Desafio: Educação em Movimento tem a finalidade de estimular e motivar a prática de atividades físicas saudáveis, além de promover a reeducação alimentar por meio de trocas conscientes e nutritivas no dia a dia”, explicou a nutricionista do Programa Escola em Tempo Integral, Lívia Eduarda.
A nutricionista acrescentou que os servidores que aderirem ao programa contarão com acompanhamento nutricional, com o objetivo de promover o bem-estar físico e mental: “Esses profissionais cuidam e oferecem o melhor de si diariamente aos nossos alunos. Nós, da Secretaria de Educação, em nome do secretário Luciano Lucena, estamos comprometidos em contribuir com a saúde e o bem-estar deles”.

A beleza do Litoral Sul como incentivo extra
Alagoas tem um dos litorais mais belos do Brasil, e a região Sul é privilegiada. Como forma de incentivo adicional à prática de atividade física, a Secretaria de Educação vai destinar, ao final dos três meses de duração da 1ª temporada do programa, duas diárias em uma das praias do Litoral Sul para dois participantes. Além disso, brindes também serão distribuídos.
As aulas do ‘Desafio: Educação em Movimento’ estão sendo realizadas no Ginásio Poliesportivo da EMEB Santa Luzia.
“O projeto integra as áreas de saúde, educação física e nutrição, que trabalham em conjunto para melhorar a qualidade de vida dos servidores da Educação. Serão oferecidos exercícios físicos, orientações nutricionais, cuidados posturais e educação sobre saúde. Além disso, o programa busca prevenir e combater problemas comuns relacionados à saúde ocupacional, como Lesões por Esforço Repetitivo (LER), Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), ansiedade e depressão, Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). O objetivo é reduzir os afastamentos por motivos de saúde e promover o bem-estar. Nosso papel aqui é contribuir diretamente para a saúde e a qualidade de vida desses profissionais”, concluiu o diretor de Esportes da Semed, Joel Júnior.