MOBILIDADE

Linhas de ônibus terão horários especiais no feriado e reforço aos domingos de dezembro

Ajustes valem para esta segunda (8) e para os próximos domingos, acompanhando o funcionamento ampliado do comércio em Maceió

Publicado em 08/12/2025 às 09:13
Prefeitura de Maceió

Nesta segunda-feira (8), feriado de Nossa Senhora da Conceição, o transporte coletivo de Maceió vai operar em horário especial. A medida, adotada pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), considera o funcionamento do comércio do Centro e de outras regiões da capital, que abre das 8h às 18h, além da rotina dos shoppings centers.

As linhas da Viação Cidade de Maceió seguirão a programação de domingo, com exceção de cinco linhas que terão operação especial, com viagens entre 7h e 18h. São elas: 012 (José da Silva Peixoto/Centro), 024 (Gruta de Lourdes/Centro), 033 (José Tenório/Centro), 041 (Feitosa/Centro) e 502 (São Jorge/Vergel).

No Lote 200, operado pela empresa São Francisco, também será mantida a programação de domingo. Contudo, cinco linhas vão operar em horário ampliado, das 7h às 18h: 051 (Vergel/São Jorge), 056 (João Sampaio/Centro/Farol), 057 (Rio Novo/Centro), 065 (Rosane Collor/Centro) e 069 (Clima Bom/Centro).

Já no Lote 400, da Real Alagoas, a operação será a mesma de domingo, mas com reforço nas linhas 042 (Benedito Bentes/Centro), 046 (Village II/Centro), 048 (Benedito Bentes/Centro – Josepha de Melo) e 113 (Eustáquio Gomes/Trapiche), que terão viagens entre 8h e 17h.

Além do feriado, o DMTT informou que os mesmos reforços operacionais serão adotados nos domingos 7, 14 e 21 de dezembro. Nesses dias, os ônibus funcionarão das 7h às 14h, acompanhando o horário especial do comércio do Centro, que abrirá das 8h às 14h.

De acordo com o diretor do Sistema Municipal de Transportes Urbanos, Glauco Oliveira, a ampliação da operação é fundamental para atender ao aumento da demanda neste período do ano. “O reforço nas linhas garante mais agilidade, conforto e acesso ao transporte público. A medida reduz o tempo de espera, evita superlotação e melhora a mobilidade para trabalhadores e consumidores”, destacou.