Descobrem no Peru ruínas de estruturas circulares e 2 cabeças de uma cultura pré-hispânica (FOTO)

Duas raras cabeças talhadas foram encontradas nas ruínas de uma estrutura cultural pré-hispânica Chachapoya no sítio arqueológico de Ollape na região de Amazonas, no Peru.
Era conhecido que existiam cabeças esculpidas ligadas à cultura Chachapoya, mas esta é a primeira vez que qualquer uma delas foi encontrada em seu contexto arqueológico original, detalha o portal The History Blog.
As cabeças são feitas de arenito e foram encontradas dentro dos detritos das paredes perimetrais de uma estrutura circular. Tendo em conta onde elas foram descobertas, as esculturas foram originalmente montadas no exterior da parede da estrutura. Estruturas de Chachapoya muitas vezes tinham paredes decoradas, embora tipicamente a decoração envolvia frisos geométricos, não cabeças montadas.
A surpreendente descoberta de duas cabeças clavas e cerca de 200 estruturas circulares pertencentes à cultura Chachapoya no sítio arqueológico de Ollape surpreendeu a comunidade arqueológica e todo o Peru.
O sítio arqueológico de Ollape contém assentamentos de Chachapoyas datados entre 900 e 1470 d.C. Ao mapear e explorar as estruturas, os arqueólogos visam obter uma melhor compreensão da vida diária de Ollape, o que eles faziam, como interagiam com seu ambiente, seus rituais, suas hierarquias sociais, etc.