Depois do 8º lugar no Italian GP, Bortoleto está Azerbaijão Grand Prix na Mira

A habitual Monza recebeu os mais renomados pilotos novamente e, entre eles, o piloto brasileiro mais famoso do momento: Gabriel Bortoleto. Foi no passado domingo, dia 7 de setembro que ocorreu a 76ª edição. Foram 53 voltas que terminaram com a vitória do não muito surpreendente Max Verstappen. Ser ele a ir ao pódio é cada vez mais um habitué. No entanto, o que tem sido habitual também é ver o Gabriel a ficar no top 10, algo que conseguiu em 4 das últimas 6 vezes.
A prestação de Gabriel no Italian GP
Como já deve ter percebido, ele conquistou o 8º lugar, algo que é considerado muito bom sobretudo porque está a mostrar consistência, algo pelo qual era criticado noutros anos. Aliás, nesta prova poderia ter chegado mais longe. Ele próprio assumiu a culpa por um pit stop ruim. Ele estava na frente de Alonso na altura que fez a parada, no entanto um erro causado por ele viu o espanhol ultrapassá-lo por ter estado demasiado tempo a trocar os pneus. O 7º lugar esteve muito perto, mas ainda assim, o 8º é uma posicão muito interessante.
O próprio disse que "foi uma corrida maravilhosa e que nem sabe muito bem como é que o carro aguentou". Ele disse também que está já focado no Azerbaijão Grand Prix: "“Baku é a próxima. Preciso sentar e analisar um pouco como será com esse carro, não parei para estudar, estava bem focado nessas duas corridas, Zandvoort e Monza." O que pode ele esperar de Baku? Vamos perceber agora.
O que esperar de Bortoleto no Grand Prix de Azerbaijão
Consistência tem sido a palavra do dia para o piloto da Kick Sauber. A corrida em Monza ficou marcada pela solidez, mas também as últimas 6 ficaram com ele a conseguir sempre uma boa posição. O próprio afirmou que ainda não estava a pensar em Baku, mas nós já estamos.
Apesar de ainda não ter corrido como titular em Baku, a experiência recente na Fórmula 2 dá-lhe uma vantagem estratégica: conhece bem o traçado, sabe onde atacar e onde preservar o carro, fatores que podem fazer a diferença num circuito de rua tão exigente. O piso irregular, as curvas apertadas e as longas retas exigem máxima concentração e precisão, mas Bortoleto mostrou em Monza e noutras etapas que tem capacidade para adaptar o seu estilo de pilotagem às exigências de cada pista.
Além disso, o histórico de Bortoleto em ultrapassagens inteligentes e gestão de pneus aumenta as expectativas para a sua estreia em Baku. A combinação de maturidade, talento e experiência em pistas semelhantes faz dele um candidato a pontuar novamente, possivelmente terminando entre os top 10 e consolidando-se como uma das grandes promessas da Fórmula 1 em 2025. Com a Kick Sauber a fornecer um carro competitivo e uma equipa focada em estratégia, a corrida no Azerbaijão será uma oportunidade perfeita para demonstrar evolução e confiança na categoria principal, mostrando que pode transformar o conhecimento acumulado em resultados concretos e manter o ritmo com os pilotos do pelotão da frente.
O que dizem as odds
As odds para a vitória de Gabriel Bortoleto não são animadoras, o que não é surpreendente se pensarmos que está a competir contra pilotos com a experiência de Lando Norris e Max que venceu a última. Olhando para as odds das principais casas de apostas, uma lista disponível aqui, conseguimos perceber que ele está com uma odd superior a 500, o que o torna num dos pilotos menos prováveis a vencer o Grand Prix no Aberbaijão. No entanto, ele já disse que está confiante e sabemos que tudo é possível.
Depois de Baku, o que se segue para o brasileiro?
Depois do Grande Prêmio do Azerbaijão, que será entre os dias 19 e 21 de setembro de 2025, as próximas corridas da temporada de Fórmula 1 são:
GP de Singapura: 3 a 5 de outubro, no Marina Bay Street Circuit
GP dos Estados Unidos: 17 a 19 de outubro, no Circuit of the Americas, Austin
GP do México: 26 de outubro, no Autódromo Hermanos Rodríguez, Cidade do México
GP do Brasil: 7 a 9 de novembro, no Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo
GP de Las Vegas: 21 a 23 de novembro, no Las Vegas Street Circuit
GP do Qatar: 28 a 30 de novembro, no Losail International Circuit
GP de Abu Dhabi: 5 a 8 de dezembro, no Yas Marina Circuit
Gabriel Bortoleto continua a mostrar que é uma das grandes promessas da Fórmula 1 em 2025. Com o 8º lugar em Monza, consolidou a sua consistência, algo que a sua prestação na Holanda tinha deixado dúvidas. Apesar das odds pouco favoráveis para a vitória no Grande Prémio do Azerbaijão, a sua experiência em circuitos urbanos, a capacidade de gerir pneus e realizar ultrapassagens inteligentes aumentam as expectativas de que possa novamente pontuar. Com o calendário internacional a seguir-se, incluindo corridas emblemáticas como Singapura, Brasil e Las Vegas, Bortoleto tem a oportunidade de continuar a evoluir e a demonstrar que, mais do que talento, possui maturidade estratégica para competir com os pilotos mais experientes da Fórmula 1.