Alexander Zverev retorna de lesão e estreia com vitória dominante sobre Ben Shelton no ATP Finals
Alemão não cede break points, supera norte-americano em sets diretos e mostra força física e mental na abertura do torneio em Turim
Terceiro colocado no ranking mundial e buscando seu terceiro título do ATP Finals, o alemão Alexander Zverev estreou na edição de 2025 com uma atuação convincente diante do norte-americano Ben Shelton, neste domingo (Turim, Itália). Sem enfrentar break points durante a partida, Zverev venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (8/6).
Este foi o primeiro jogo de Zverev após a lesão no tornozelo, sofrida na semifinal do Masters 1000 de Paris, contra Jannik Sinner. Recuperado física e mentalmente, o alemão salvou dois set points após abrir 6/4 no tie-break do segundo set, mantendo a concentração para garantir a vitória na estreia do Grupo Bjorn Borg, que também conta com Sinner e o canadense Felix Auger-Aliassime.
“Ele é um jogador muito agressivo”, afirmou Zverev sobre Shelton. “Provavelmente o mais agressivo do mundo e começou o tie-break de maneira incrível. Quando ele tem o serviço, é ele quem dita o ritmo. Quando eu conseguia devolver e entrar no rali, tinha alguma chance.”
Zverev destacou-se especialmente ao enfrentar o segundo serviço do adversário, vencendo 76% dos pontos nessas situações. Com o resultado, o alemão soma cinco vitórias em cinco confrontos contra Shelton, sendo quatro delas em 2025. Além da partida em Turim, eles se enfrentaram na final de Munique, na semifinal de Stuttgart e nas quartas de Cincinnati.
Nesta segunda-feira, em Turim, o italiano Lorenzo Musetti enfrenta o norte-americano Taylor Fritz pelo Grupo Jimmy Connors, enquanto Sinner encara Felix Auger-Aliassime.