TÊNIS INTERNACIONAL

Alcaraz vence Fritz de virada no ATP Finals e fica a um triunfo do topo do ranking

Espanhol supera norte-americano em jogo equilibrado e depende de vitória sobre Musetti para terminar o ano como número 1 do mundo

Publicado em 11/11/2025 às 13:05
Reprodução / Instagram

Carlos Alcaraz está cada vez mais próximo de encerrar o ano na liderança do ranking mundial de tênis. Nesta terça-feira, o espanhol venceu de virada o norte-americano Taylor Fritz, por 6/7 (2/7), 7/5 e 6/3, no ATP Finals, em Turim, na Itália. Agora, basta superar o italiano Lorenzo Musetti, na quinta-feira, para garantir a primeira posição e deixar Jannik Sinner para trás em 2025.

A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) zerou os pontos do Finals do ano passado, o que recolocou Alcaraz no topo do ranking. Como foi eliminado ainda na primeira fase em 2024, o espanhol precisa vencer os três jogos em Turim. Já Sinner, atual campeão, precisa defender os 1.500 pontos do título e torcer para que o rival não vença mais que duas partidas na competição.

Após bater o australiano Alex de Minaur em sets diretos, Alcaraz começou o duelo contra Fritz dando sinais de que dominaria o jogo. A quebra no terceiro game, porém, foi o único momento de vantagem no primeiro set. O norte-americano rapidamente devolveu a quebra e passou a pressionar, colocando o espanhol em situações delicadas. Alcaraz teve de salvar dois breaks no oitavo game e precisou de muito esforço para levar a parcial ao tie-break.

No desempate, após o 1 a 1, Alcaraz tentou uma curta, mas viu Fritz conquistar o mini break. O espanhol se desconcentrou e, com dois erros seguidos, ficou em desvantagem de 4 a 1. Fritz fechou o tie-break em 7 a 2, com um ace.

O segundo set seguiu equilibrado, com Fritz mantendo o serviço e empatando em 2 a 2. Alcaraz, visivelmente incomodado, não conseguia impor seu jogo e precisou salvar dois break points em um quinto game de 14 minutos para evitar a desvantagem. Os saques passaram a ser decisivos, e o equilíbrio permaneceu até Alcaraz abrir 6 a 5. Na sequência, Fritz não confirmou o serviço, e o espanhol fechou a parcial em 7 a 5.

A virada consolidou a confiança de Alcaraz, que passou a dominar o terceiro set. Mais seguro, o espanhol pressionou o saque de Fritz, conseguiu uma quebra e abriu 4 a 2. O norte-americano ainda descontou para 5 a 3, mas Alcaraz confirmou o serviço e celebrou uma vitória maiúscula e suada.

Agora, Alcaraz enfrenta o italiano Lorenzo Musetti nesta quinta-feira, precisando vencer para assegurar a liderança do ranking e evitar um possível confronto decisivo com Sinner na semifinal.