ELIMINATÓRIAS EUROPEIAS

França vence Azerbaijão em ritmo de treino e Inglaterra supera Albânia de Sylvinho

Já classificadas para a Copa do Mundo de 2026, seleções de França e Inglaterra confirmam favoritismo e encerram fase de grupos com vitórias; Ucrânia garante vaga na repescagem.

Publicado em 16/11/2025 às 16:10
Reprodução / Instagram

Classificada antecipadamente para a Copa do Mundo de 2026 e apontada como uma das favoritas ao título, a França encerrou sua participação nas Eliminatórias Europeias com vitória por 3 a 1 sobre o Azerbaijão, neste domingo, em Baku. Em ritmo de treino e com time alternativo, os franceses ainda tiveram dois gols anulados. A Inglaterra, também já garantida no Mundial, superou a Albânia, comandada pelo técnico brasileiro Sylvinho, por 2 a 0, em Tirana, com gols de Kane.

O Azerbaijão, lanterna do Grupo D com apenas um ponto em seis jogos, aproveitou o início desatento da França e abriu o placar logo aos 4 minutos, com Dadashov, após cruzamento de Dashdamirov pela direita. No entanto, a superioridade técnica dos franceses ficou evidente e o empate veio aos 17 minutos: Malo Gusto avançou pela direita e cruzou para Mateta marcar de cabeça.

Malo Gusto voltou a ser decisivo ao dar assistência para Akliouche virar o jogo aos 30 minutos. No fim do primeiro tempo, o goleiro Mahammadaliyev, do Azerbaijão, marcou contra ao tentar cortar uma finalização de Thuram após cobrança de escanteio, ampliando para 3 a 1. Nkunku e Thuram ainda tiveram gols anulados na etapa inicial.

No segundo tempo, a França manteve o domínio da partida, controlando a posse de bola e criando mais oportunidades, mas não voltou a balançar as redes.

Na disputa pela segunda vaga do Grupo D, Ucrânia e Islândia empataram sem gols até os 38 minutos do segundo tempo em Varsóvia, quando Gutsulyak abriu o placar de cabeça após cobrança de escanteio. Nos acréscimos, ele marcou novamente em chute de fora da área, garantindo a vitória por 2 a 0 e a vaga na repescagem para a Ucrânia, que fechou com 10 pontos. A Islândia, com 7, ficou fora por depender apenas do empate.

No Grupo K, a Inglaterra visitou a Albânia em jogo sem maiores pretensões, já que as duas primeiras posições estavam definidas. O time inglês venceu por 2 a 0, com Kane marcando aos 29 e 37 minutos do segundo tempo, e encerrou as Eliminatórias com campanha perfeita: 22 pontos em 8 jogos e sem sofrer gols.

A seleção de Sylvinho terminou oito pontos atrás e tentará vaga na Copa na repescagem. O treinador pode ser o único brasileiro na Copa do Mundo dos EUA, Canadá e México.

Em outra partida, a Sérvia venceu a Letônia por 2 a 1 em casa e ficou em terceiro lugar, com 13 pontos. Os letões encerraram a participação com 5 pontos.