Cristiano Ronaldo celebra classificação para sua sexta Copa do Mundo: 'Vamos com tudo'
Craque português festeja vaga histórica nas redes sociais, mas pode desfalcar seleção nas primeiras partidas do Mundial por suspensão
Mesmo ausente no jogo decisivo de Portugal diante da frágil defesa da Armênia, Cristiano Ronaldo manteve o otimismo e celebrou a classificação da seleção para a Copa do Mundo. O atacante, que perdeu a chance de se aproximar do milésimo gol na carreira, acompanhou a goleada de 9 a 1, neste domingo, no Porto, que garantiu o primeiro lugar no Grupo F das Eliminatórias Europeias.
Nas redes sociais, Cristiano comemorou a vaga para sua sexta Copa do Mundo e a nona participação de Portugal no torneio. "Estamos no Mundial! Vamos com tudo, Portugal!", escreveu o camisa 7 em seu Instagram, junto a uma foto sua e outra da equipe que entrou em campo. Antes da partida, o craque já havia incentivado os companheiros: "Força equipe! Todos juntos hoje e sempre! Por Portugal e pela nossa bandeira!"
Apesar da empolgação, Cristiano Ronaldo enfrenta o risco de desfalcar a seleção nas primeiras partidas do Mundial. O jogador foi expulso na derrota para a Irlanda, na última quinta-feira, após uma cotovelada no zagueiro O'Shea, e deixou a delegação a pedido do técnico Roberto Martínez.
O atacante será julgado por má conduta pelo Comitê Disciplinar da Fifa e pode ser suspenso por até três jogos – já cumpriu suspensão automática nesta rodada final das Eliminatórias. A Federação Portuguesa pretende recorrer, buscando reduzir a punição e garantir o retorno do astro já na estreia do torneio.
Com oito gols em 22 partidas de Copa do Mundo, Cristiano Ronaldo é o único jogador a marcar em cinco edições diferentes do torneio. Em junho do próximo ano, ele deve igualar Lionel Messi e se tornar recordista de participações, com seis Copas, superando nomes como Antonio Carbajal, Andrés Guardado, Rafa Márquez, Lothar Matthäus e Gianluigi Buffon.
O goleiro Guillermo Ochoa, atualmente no futebol do Chipre, também almeja sua sexta presença em Copas, mas ainda não foi convocado pelo técnico do México, Diego Aguirre.