Espanha, Bélgica e Suíça garantem vaga na Copa do Mundo de 2026
Seleções confirmam favoritismo e avançam após rodada decisiva; Turquia, País de Gales e Kosovo vão à repescagem
Espanha, Bélgica e Suíça confirmaram, nesta terça-feira, suas vagas na Copa do Mundo de 2026, após a rodada final das Eliminatórias Europeias.
Jogando no Estádio La Cartuja, em Sevilha, a Espanha empatou por 2 a 2 com a Turquia, em um confronto sem grande presença de público e com poucas emoções. Com o resultado, os espanhóis encerraram o Grupo E na liderança, com 16 pontos. A Turquia, com 13 pontos, ficou em segundo lugar e disputará a repescagem.
A partida começou favorável para os donos da casa: logo aos quatro minutos, Cucurella cruzou para Dani Olmo abrir o placar. A Espanha controlou o jogo no primeiro tempo, mas diminuiu o ritmo e, aos 42 minutos, Gül empatou para a Turquia após cobrança de escanteio e assistência de Yilmaz.
No segundo tempo, a Turquia cresceu e virou o jogo aos nove minutos, com Özcan finalizando bela jogada coletiva. Apesar do susto, a Espanha reagiu rapidamente e, aos 17 minutos, Oyarzabal aproveitou um bate-rebate na área para empatar a partida. Os espanhóis pressionaram até o fim, mas o placar permaneceu inalterado.
No outro jogo do Grupo E, a Bulgária venceu a Geórgia por 2 a 1, em Sófia, somando seus únicos três pontos nas Eliminatórias.
Bélgica e País de Gales goleiam no Grupo J
No Grupo J, a Bélgica confirmou o favoritismo e goleou Liechtenstein por 6 a 0, garantindo a liderança da chave com 18 pontos. Vanaken e Doku (2) marcaram no primeiro tempo, enquanto Mechele, Saelemaekers e Ketelaere completaram o placar na etapa final.
Na disputa pela segunda vaga e por uma posição melhor na repescagem, País de Gales atropelou a Macedônia do Norte por 7 a 1, em Cardiff. Os galeses terminaram com 16 pontos, enquanto a Macedônia do Norte, mesmo em terceiro com 13 pontos, também irá à repescagem devido ao desempenho na Liga das Nações e enfrentará logo de início uma seleção melhor ranqueada pela Fifa.
Suíça avança no Grupo B
Pelo Grupo B, a Suíça visitou o Kosovo, em Pristina, podendo perder por até cinco gols de diferença. A partida foi equilibrada e os gols saíram apenas no segundo tempo: Vargas abriu o placar para os suíços e Muslija empatou para os donos da casa, que também disputarão a repescagem. Na mesma chave, Eslovênia e Suécia empataram em 1 a 1.