CAMPEONATO ITALIANO

David Neres brilha com dois gols e coloca Napoli na liderança provisória da Série A

Brasileiro decide vitória por 3 a 1 sobre a Atalanta e mantém invencibilidade do Napoli em casa; equipe pode ser ultrapassada neste domingo

Publicado em 22/11/2025 às 19:00
David Neres Reprodução / Instagram

David Neres foi o grande destaque do sábado no Estádio Diego Armando Maradona. Com dois gols do atacante brasileiro, o Napoli venceu a Atalanta por 3 a 1, pela 12ª rodada do Campeonato Italiano, e assumiu provisoriamente a liderança da competição, com 25 pontos. O time comandado por Antonio Conte, porém, pode ser ultrapassado por Inter de Milão (24), Roma (24) e Milan (22), que ainda entram em campo neste domingo. Inter e Milan se enfrentam no clássico de Milão, enquanto a Roma encara a Cremonese.

Após um empate e uma derrota nas duas últimas rodadas, o Napoli aproveitou o fator casa e ampliou para 17 jogos sua sequência invicta diante da torcida. Já a Atalanta vive momento delicado: chegou a nove rodadas sem vencer e ocupa a 13ª posição, com 13 pontos.

Desde o início, o Napoli tentou impor seu ritmo, mas encontrou dificuldades para superar o goleiro Carnesecchi. O placar foi aberto aos 17 minutos do primeiro tempo, após bela jogada em velocidade: Hojlund acionou Neres pela direita, e o brasileiro avançou, invadiu a área e finalizou de esquerda, sem chances para o arqueiro adversário.

O segundo gol de Neres veio aos 38 minutos, novamente com o pé esquerdo. Desta vez, ele recebeu assistência de McTominay pela esquerda e finalizou cruzado, ampliando a vantagem. Ainda no final da primeira etapa, Lang marcou o terceiro gol em cabeçada dentro da pequena área. Carnesecchi até defendeu, mas a bola já havia ultrapassado a linha.

No segundo tempo, a Atalanta conseguiu sua primeira finalização no alvo aos 7 minutos e descontou: Bellanova cruzou da direita, e Scamacca acertou um belo chute de direita, no canto esquerdo de Milinkovic-Savic.

Apesar de buscar o ataque com mais intensidade na segunda etapa, a Atalanta pecou na pontaria e na organização ofensiva: foram 11 finalizações, mas apenas três no alvo.

Na próxima rodada, o Napoli visita a Roma no domingo (30), enquanto a Atalanta tenta reencontrar a vitória diante da lanterna Fiorentina, em casa. Pela Champions League, o Napoli recebe o Qarabag, do Azerbaijão, na terça-feira, e a Atalanta enfrenta o Eintracht Frankfurt, na Alemanha, na quarta-feira.