Desgaste no assoalho leva à desclassificação da dupla da McLaren em Las Vegas
Lando Norris e Oscar Piastri perdem pontos após inspeção técnica apontar irregularidade; Verstappen encosta na liderança do Mundial
Lando Norris e Oscar Piastri, principais candidatos ao título do Mundial de Pilotos da Fórmula 1, foram desclassificados no GP de Las Vegas neste domingo. Com a vitória do tetracampeão Max Verstappen, da Red Bull, a dupla da McLaren vê a aproximação de um novo concorrente na tabela de classificação, faltando apenas duas corridas para o fim da temporada.
Os dois carros da McLaren foram desclassificados após inspeção conduzida pelo delegado técnico da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jo Bauer, por descumprirem o regulamento técnico da categoria. O motivo foi o desgaste excessivo na parte traseira do assoalho, cuja espessura mínima exigida é de 9 mm.
A peça responsável pela desclassificação foi introduzida na Fórmula 1 em 1994, após as mortes de Ayrton Senna e Roland Ratzenberger, para aumentar a segurança dos pilotos em impactos com o solo. No entanto, se estiver muito próxima do solo, pode proporcionar uma vantagem aerodinâmica irregular, motivo pelo qual seu desgaste serve como parâmetro para medir a altura do carro em relação à pista.
Segundo o relatório dos comissários, "os blocos de proteção das duas McLarens foram medidos e considerados abaixo da espessura mínima de 9 mm especificada no Artigo 3.5.9 do Regulamento Técnico". O documento acrescenta que "os blocos de proteção traseiros foram medidos novamente na presença dos comissários e de três representantes da McLaren, confirmando a não conformidade com o regulamento".
A McLaren argumentou que "existiam circunstâncias atenuantes, como o aumento e a imprevisibilidade da derrapagem controlada na pista durante o evento, a oportunidade limitada de testes devido ao clima no primeiro dia e as sessões de treinos livres mais curtas", mas as alegações foram rejeitadas pelos comissários.
Na atual temporada, outros pilotos também foram desclassificados por motivos semelhantes, como Lewis Hamilton, da Ferrari, e Nico Hülkenberg, da Sauber, na China e no Bahrein, respectivamente, por infringirem as regras relacionadas ao desgaste do assoalho.
Com a decisão dos comissários, Norris, líder do campeonato, ficou sem os pontos da segunda colocação, enquanto Piastri perdeu o quarto lugar conquistado na pista. Já Verstappen, com a vitória em Las Vegas, igualou os 366 pontos do australiano na classificação geral, ficando apenas 24 atrás do líder, Lando Norris, que soma 390 pontos.
A próxima etapa da Fórmula 1 será no Catar, no próximo fim de semana, com corrida sprint no sábado e a prova principal no domingo.