FÓRMULA 1

Bortoleto admite erro, é punido e projeta recomeço no Catar: 'Voltarei ao melhor nível'

Piloto brasileiro reconhece responsabilidade por acidente em Las Vegas, pede desculpas a Stroll e mira recuperação nas últimas provas da temporada

Publicado em 23/11/2025 às 12:20
Gabriel Bortoleto Reprodução / Instagram

Enquanto Nico Hülkenberg somou pontos pela terceira vez em quatro corridas ao terminar em sétimo no GP de Las Vegas de Fórmula 1, neste domingo, Gabriel Bortoleto viveu um revés semelhante ao do GP de São Paulo: abandonou a prova nos Estados Unidos ainda nas voltas iniciais, após colidir novamente com a Aston Martin do canadense Lance Stroll.

Após sua breve participação no circuito de rua de Las Vegas, o brasileiro, que largou em 18º, admitiu o erro ao frear tarde demais na curva e pediu desculpas pelo acidente a Stroll, que também precisou abandonar a corrida.

"Antes de mais nada, gostaria de pedir desculpas a Lance (Stroll), foi minha culpa", reconheceu Bortoleto. "Tive uma largada forte e tentei ultrapassar a Williams (de Alex Albon) por dentro, mas, ao chegar ao ponto de frenagem, calculei mal por alguns metros e já era tarde demais para reduzir a velocidade. Não tinha ângulo para fazer a curva e acabei batendo nele."

O abandono precoce em Las Vegas frustrou o brasileiro, que via a Sauber com ritmo para ganhar posições e disputar pontos. A equipe, que será rebatizada como Audi na próxima temporada, ocupa a penúltima colocação no Mundial de Construtores, com 68 pontos, e tentará fechar o ano à frente de Aston Martin (72) e Haas (73).

"Preciso me concentrar nas duas últimas corridas da temporada, com voltas limpas, porque se não conseguir terminar essas provas significa perder a experiência de pista que eu deveria adquirir", avaliou Bortoleto. "Vou recomeçar e garantir que voltarei aos níveis de desempenho que já mostrei antes, quando chegarmos a Doha."

O piloto brasileiro terá desafios no GP do Catar, no circuito de Lusail, no próximo domingo, já que foi punido com a perda de cinco posições no grid de largada por ser considerado responsável pela colisão com Stroll. Antes, no sábado, ele disputa a corrida sprint.