Palmeiras encara o Grêmio mirando final da Libertadores
Sem marcar há três rodadas, time alviverde prioriza preparação para decisão continental e deve poupar titulares em Porto Alegre
Com chances remotas de conquistar o título do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras entra em campo nesta terça-feira, às 21h30, para enfrentar o Grêmio, em Porto Alegre, pela 36ª rodada. O objetivo é apagar as más impressões dos últimos jogos e recuperar o moral da equipe antes da final da Libertadores contra o Flamengo.
O time comandado por Abel Ferreira não balança as redes há três partidas no Brasileirão. O Palmeiras passou em branco diante de Santos e Vitória, equipes ameaçadas pelo rebaixamento, e também não marcou contra o Fluminense, em duelo que marcou a despedida do clube do Allianz Parque nesta temporada.
A dupla de ataque formada por Flaco López e Vitor Roque deixou de funcionar, em parte devido à desobediência tática apontada por Abel Ferreira e ao individualismo do argentino, que tem preferido finalizar as jogadas sem buscar os companheiros.
Além disso, a bola não tem chegado com qualidade ao setor ofensivo. Abel segue promovendo mudanças no meio-campo, alternando entre quatro volantes (Moreno, Martínez, Andreas e Fuchs) e até sete opções para a armação (Veiga, Felipe Anderson, Mauricio, Sosa, Torres e Allan).
A tendência é que o treinador escale uma equipe com muitos reservas. O zagueiro Murilo está fora por suspensão devido ao terceiro cartão amarelo.
Com 70 pontos, o Palmeiras precisa vencer para manter vivas — ainda que de forma improvável — as chances de título. Um empate, combinado a uma vitória do Flamengo (que soma 74 pontos), manteria a possibilidade matemática, mas o alviverde teria de vencer seus dois últimos jogos por 5 a 0 e torcer para o rubro-negro ser derrotado por 6 a 0 e 5 a 0.
O foco, porém, está totalmente voltado para a final da Libertadores. Quem reforçou essa prioridade foi o atacante Vitor Roque, um dos 11 jogadores poupados em Porto Alegre. Também descansam o goleiro Carlos Miguel, os laterais Khellven e Piquerez, o volante Andreas Pereira, os zagueiros Fuchs e Gustavo Gómez, o meia Raphael Veiga e os atacantes Allan e Flaco López.
"Vamos tentar fazer um resultado positivo na casa do Grêmio. Sabemos que o Brasileirão ficou um pouco distante, mas é focar. Estamos trabalhando muito já pensando no jogo de sábado, com muita humildade e com os pés no chão", declarou Vitor Roque.
Pelo lado do Grêmio, um bom resultado é fundamental para evitar riscos de rebaixamento. A equipe soma 43 pontos e pode entrar na zona de perigo dependendo dos demais resultados. Uma vitória praticamente garante a permanência na Série A e ainda mantém a esperança de vaga na próxima Sul-Americana. O técnico Mano Menezes, entretanto, terá problemas na defesa: Gustavo Martins está suspenso e Noriega lesionado. Assim, Wagner Leonardo deve formar dupla com Kannemann.
GRÊMIO x PALMEIRAS
GRÊMIO: Volpi; Marcos Rocha, Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi, Arthur (Cuéllar) e Edenilson (Cristaldo); Alysson, Carlos Vinicius (André Henrique) e Amuzu (Pavón). Técnico: Mano Menezes.
PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Giay, Benedetti, Micael e Jefté; Emiliano Martínez, Aníbal Moreno, Mauricio e Felipe Anderson; Facundo Torres (Sosa) e Bruno Rodrigues. Técnico: Abel Ferreira.
ÁRBITRO: Sávio Pereira Sampaio (DF).
HORÁRIO: 21h30.
LOCAL: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.