MUDANÇA NA LIDERANÇA

Adrian Newey é anunciado como chefe de equipe da Aston Martin a partir de 2026 na Fórmula 1

Reconhecido como um dos maiores projetistas do automobilismo, Newey assume comando da equipe britânica em meio a reestruturação para a nova era da categoria

Publicado em 26/11/2025 às 16:25
Adrian Newey Reprodução / Instagram

A Aston Martin anunciou nesta quarta-feira uma importante mudança em sua estrutura na Fórmula 1. A partir da temporada 2026, Adrian Newey, considerado um dos maiores projetistas da história da categoria, será o novo chefe de equipe da escuderia britânica. A alteração faz parte de uma reestruturação no time de Silverstone, que também envolve Andy Cowell, atual chefe, que passará a liderar o departamento de estratégia.

Newey, que chegou à Aston Martin em março, terá papel fundamental no desenvolvimento do projeto do carro para o novo regulamento técnico previsto para 2026. Sua experiência e visão estratégica são vistas como diferenciais para posicionar a equipe entre as principais forças do grid.

Com a nova função, Newey será responsável por orientar toda a equipe técnica, incluindo as operações do carro nas pistas. Segundo comunicado da Aston Martin, a mudança busca destacar os "pontos fortes e a experiência de Newey e Cowell, garantindo maior eficiência organizacional".

"Ao longo dos últimos nove meses, tenho visto grandes talentos individuais dentro da nossa equipe. Estou ansioso para assumir essa função adicional, enquanto nos posicionamos da melhor forma possível para competir em 2026, quando enfrentaremos uma situação completamente nova, com a Aston Martin agora como equipe de fábrica, além do considerável desafio imposto pelos novos regulamentos", declarou Adrian Newey.

Na atual temporada, a Aston Martin não correspondeu às expectativas e ocupa a oitava posição no Mundial de Construtores, com 72 pontos — três colocações abaixo do resultado do ano passado, restando apenas duas etapas para o fim do campeonato.