São Paulo sediará a 1ª edição da Copa América de futebol de cegas
Evento internacional reunirá seleções femininas e masculinas da modalidade entre 3 e 14 de setembro de 2026 na capital paulista
A cidade de São Paulo será palco da primeira edição da Copa América de futebol de cegas, entre os dias 3 e 9 de setembro de 2026. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26) pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (Ibsa, na sigla em inglês).
Em outubro passado, na cidade de Kochi, na Índia, o Brasil participou pela primeira vez de um Campeonato Mundial da modalidade. A seleção brasileira terminou em quarto lugar, enquanto a Argentina ficou com o título, após superar as brasileiras na semifinal. As argentinas já haviam conquistado a primeira edição do torneio, realizada em Birmingham (Inglaterra), em 2023.
Notícias relacionadas:
- Brasil goleia Irã na estreia da Copa do Mundo de futsal feminino.
- Seleção desembarca nas Filipinas para disputa do Mundial de futsal.
- Tocha da Olimpíada de Inverno de Milão é acesa em cerimônia discreta.
O futebol de cegas feminino ainda não faz parte do programa da Paralimpíada. Já a modalidade masculina integra os Jogos desde Atenas 2004. O Brasil, dono de cinco medalhas de ouro, conquistou o bronze nos Jogos de Paris 2024, após ser eliminado pela Argentina na semifinal. Em Mundiais, a seleção brasileira masculina soma cinco títulos e, em 2022, ficou em terceiro lugar em Birmingham.
A Copa América masculina também será realizada em São Paulo, com início simultâneo ao torneio feminino, mas com término previsto para 14 de setembro. O Brasil é o maior campeão da competição, com seis títulos. Na última edição, em 2019, disputada em Córdoba (Argentina), os anfitriões venceram os brasileiros na final.