Brasileiros ficam fora do pódio na etapa do Japão
Giovanni Vianna e Wallace Gabriel terminam em 5º e 8º lugares; Japão domina as finais masculina e feminina
Os dois brasileiros que chegaram à final da etapa de Kitakyushu, no Japão, da Copa do Mundo de skate street, não conseguiram alcançar o pódio. Os paulistas Giovanni Vianna e Wallace Gabriel finalizaram a competição deste domingo (30) em quinto e oitavo lugares, respectivamente, em uma disputa marcada pelo domínio dos atletas japoneses.
A final reuniu os oito melhores skatistas da semifinal, realizada no sábado (29). Os competidores foram avaliados em três voltas pela pista e em três manobras individuais, sendo que a pontuação final considerou a soma das melhores nota de volta e de manobra. O evento soma pontos para o ranking da World Skate, responsável pela classificação para a Olimpíada de Los Angeles 2028.
Giovanni Vianna totalizou 163,40 pontos, resultado dos 75,25 obtidos na melhor volta e 88,15 na melhor manobra. Wallace Gabriel somou apenas 67,05 pontos em uma das voltas, sem pontuação nas manobras individuais.
O pódio foi totalmente japonês. Sora Shirai garantiu o ouro com 170,27 pontos, seguido por Kairi Netsuke (169,78) e Yukito Aoki (165,91), repetindo a classificação da semifinal.
Entre as mulheres, o Japão também dominou. Ibuku Matsumoto foi a campeã com 160,51 pontos, enquanto Yumeka Oda ficou em segundo lugar, apenas 0,22 ponto atrás. A australiana Chloe Covell (155,60) completou o pódio. As brasileiras Pâmela Rosa e Isabelly Ávila foram eliminadas nas quartas de final.
A maranhense Rayssa Leal, medalhista olímpica de prata em Tóquio e Paris, não participou desta etapa, priorizando a conclusão do Ensino Médio. No entanto, Rayssa estará presente no Super Crown (Super Coroa), etapa final do Street League Skateboarding (SLS), principal circuito da modalidade.
A decisão do SLS acontecerá nos dias 6 e 7 de dezembro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, que recebe o evento pelo quarto ano consecutivo.
Notícias relacionadas: