Como fica a classificação da F1 e a disputa pelo título após o GP do Catar com vitória de Verstappen?
Triunfo de Verstappen acirra a briga pelo campeonato, que será decidido na última etapa em Abu Dabi; Norris, Verstappen e Piastri seguem na disputa pelo título
Max Verstappen venceu neste domingo (30) o GP do Catar de Fórmula 1, trazendo ainda mais emoção à reta final do Mundial de Pilotos. A temporada de 2025 da principal categoria do automobilismo será decidida apenas na última etapa, o GP de Abu Dabi, marcado para o próximo final de semana. Três pilotos seguem na disputa pelo título: Lando Norris, Verstappen e Oscar Piastri.
O resultado no Catar embolou a disputa, que até então favorecia os pilotos da McLaren. Agora, Verstappen chega para acirrar ainda mais a briga pelo troféu, após um erro de estratégia da equipe britânica, que já havia garantido o Mundial de Construtores com antecedência.
Lando Norris lidera o Mundial de Pilotos, somando 408 pontos. O holandês da Red Bull aparece logo atrás, com 396. Em terceiro lugar está Oscar Piastri, que ainda mantém chances matemáticas com seus 392 pontos.
No Catar, os pilotos da McLaren dominaram a primeira fila do grid de largada, em um circuito conhecido pela dificuldade nas ultrapassagens. No entanto, a possibilidade de uma dobradinha da equipe ruíu logo no início da prova. Verstappen, que conquistou sua 70ª vitória, largou bem e assumiu a liderança já na primeira curva, à frente de Norris. O desempenho foi decisivo em uma pista onde ultrapassar é um grande desafio. O tetracampeão já havia adiantado que apostaria em um início agressivo de corrida.
A 24ª e decisiva etapa da temporada será realizada a partir de sexta-feira, no circuito de Yas Marina. O GP de Abu Dabi acontece no domingo, às 10h (de Brasília).
Confira a classificação atualizada do Mundial de Pilotos de Fórmula 1:
Lando Norris – 408 pontos
Max Verstappen – 396 pontos
Oscar Piastri – 392 pontos
George Russell – 309 pontos
Charles Leclerc – 230 pontos
Lewis Hamilton – 152 pontos
Kimi Antonelli – 150 pontos
Alexander Albon – 73 pontos
Carlos Sainz – 64 pontos
Isack Hadjar – 51 pontos
Nico Hulkenberg – 49 pontos
Fernando Alonso – 48 pontos
Oliver Bearman – 41 pontos
Liam Lawson – 38 pontos
Yuki Tsunoda – 33 pontos
Esteban Ocon – 32 pontos
Lance Stroll – 32 pontos
Pierre Gasly – 22 pontos
Gabriel Bortoleto – 19 pontos
Franco Colapinto – 0 pontos
Jack Doohan – 0 pontos