Brasileirão chega à última semana com Santos e Inter ameaçados de rebaixamento; confira as chances
Com apenas duas rodadas restantes, disputa contra o descenso envolve Santos, Internacional, Vitória, Ceará e Fortaleza. Sport e Juventude já caíram; veja as probabilidades de queda.
A vitória do Fortaleza sobre o Atlético-MG, por 1 a 0, elevou a tensão na disputa contra o rebaixamento no Brasileirão. Restando apenas duas rodadas para o fim da competição, o cenário segue indefinido para quem luta para evitar a Série B. Além do tricolor cearense, Santos, Internacional, Vitória e Ceará ainda brigam para permanecer na elite. Sport e Juventude já estão matematicamente rebaixados; faltam definir as outras duas equipes que cairão.
De acordo com o Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Santos tem 51,4% de risco de rebaixamento. O time ocupa a 16ª posição, com os mesmos 41 pontos do Internacional, que abre o Z-4, mas leva desvantagem no saldo de gols (-11 contra -12).
O Santos possui uma das tabelas mais acessíveis entre os ameaçados. Após vencer o lanterna Sport, a equipe encara o Juventude, já rebaixado, em Caxias do Sul, e encerra a participação contra o Cruzeiro, na Vila Belmiro. O clube mineiro, por sua vez, pode poupar titulares, pois está focado nas semifinais da Copa do Brasil.
O Internacional, depois de sofrer goleada por 5 a 1 para o Vasco, viu sua probabilidade de queda subir para 40,8%. Os gaúchos demitiram Ramón Díaz e trouxeram Abel Braga para tentar evitar o descenso. O Colorado enfrenta o São Paulo, que também vem de derrota pesada (6 a 0 para o Fluminense), no MorumBis, e encerra sua participação diante do Red Bull Bragantino.
Invicto há cinco jogos, o Vitória deixou a zona de rebaixamento ao vencer o Mirassol por 2 a 0, em casa. Agora em 15º, com 42 pontos, o time baiano já empatou sem gols com o Palmeiras em partida adiantada e ainda tem um jogo atrasado contra o Bragantino, fora de casa, pela 34ª rodada. O último compromisso será diante do São Paulo, em Salvador.
O Ceará vive situação mais confortável, ocupando a 14ª posição com 43 pontos. No entanto, terá pela frente os confrontos mais difíceis: enfrenta o Flamengo no Maracanã, que precisa vencer para confirmar o título do Brasileirão, e depois o Palmeiras, em casa.
Já o Fortaleza tem a situação mais delicada, mas chega animado por uma sequência invicta de oito partidas, incluindo três vitórias consecutivas. O tricolor cearense recebe o Corinthians na próxima rodada e encerra o campeonato diante do Botafogo, no Rio de Janeiro.
Confira as probabilidades de rebaixamento:
Sport – 100,0%
Juventude – 100,0%
Fortaleza – 69,5%
Santos – 51,4%
Internacional – 40,8%
Vitória – 30,6%
Ceará – 7,5%