PAULISTÃO 2024

Árbitro é afastado pela FPF após polêmicas em Santos x Corinthians e passa por reciclagem

Lucas Canetto Bellote deixa a escala após críticas por decisão que resultou em gol do Santos na Vila Belmiro

Publicado em 23/01/2026 às 19:34
Lucas Canetto Bellote Reprodução / Instagram

A Federação Paulista de Futebol (FPF) afastou, nesta sexta-feira (23), o árbitro Lucas Canetto Bellote. O profissional comandou o clássico entre Santos e Corinthians na última quinta-feira (22), pelo Campeonato Paulista, e foi alvo de intensas reclamações.

Jogadores e comissão técnica do Corinthians protestaram principalmente contra a marcação de uma falta que originou o gol do Santos, na Vila Belmiro, já nos minutos finais da partida.

Na ocasião, Bellote assinalou falta para o Santos na entrada da área. Atletas do Corinthians alegaram que a infração deveria ter sido marcada a favor do time visitante, por suposta falta cometida pelo Santos.

O centroavante Gabigol cobrou com força e empatou o clássico aos 49 minutos do segundo tempo. Segundo apuração do Estadão, Lucas Bellote foi incluído na lista de reciclagem da FPF. Ele estava escalado para atuar neste fim de semana, mas foi retirado da escala.

"Ele acabou proporcionando ao Santos duas oportunidades de gol. É lamentável você ter a interferência direta da maneira como vem acontecendo. E isso aconteceu muitas vezes no Campeonato Paulista", criticou Dorival Júnior, técnico do Corinthians.

Lucas Canetto Bellote, de 35 anos, é professor de educação física e atua como árbitro desde 2012. Sua estreia na elite do Paulistão foi em 2016, na partida entre Rio Preto e Santos, pelo campeonato feminino.

Nesta temporada, Bellote já apitou outros dois jogos do Campeonato Paulista: as vitórias do Palmeiras sobre Portuguesa e Mirassol, além de ter atuado como VAR no empate entre Botafogo-SP e Noroeste.