FÓRMULA 1

Bortoleto adota tom otimista sobre desempenho da Audi na pré-temporada de F-1

Piloto brasileiro destaca avanços da equipe nos testes em Barcelona e projeta evolução para o Bahrein

Publicado em 30/01/2026 às 16:10
Bortoleto adota tom otimista sobre desempenho da Audi na pré-temporada de F-1 Reprodução / Instagram

A Audi concluiu, nesta sexta-feira, a fase de testes de pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona, encerrando uma semana de intensas atividades no Circuito da Catalunha. Apesar dos desafios enfrentados na pista, o brasileiro Gabriel Bortoleto demonstrou otimismo em relação ao desempenho do novo carro da equipe.

"A equipe fez um ótimo trabalho ao longo do programa e estamos claramente caminhando na direção certa. Agora, o foco volta para a fábrica para trabalhar na correlação e nos preparar para as duas semanas no Bahrein, onde as condições serão completamente diferentes", afirmou Bortoleto.

O piloto ressaltou que o objetivo do shakedown é justamente identificar o funcionamento do carro e realizar os ajustes necessários para o início da temporada.

"No geral, foi um dia positivo de testes, após uma semana encorajadora. Conseguir algumas voltas sólidas foi um grande passo para mim hoje, o que demonstra o avanço que fizemos desde o primeiro dia, quando tivemos problemas técnicos que nos custaram bastante tempo. O objetivo foi esse, colocar o carro na pista, acumular quilometragem e descobrir os pequenos problemas para que possamos corrigi-los e entender melhor o nosso carro", destacou.

Bortoleto reforçou que o foco agora é aprofundar o conhecimento sobre o novo modelo. "Ainda há muito a aprender e melhorar, mas este foi um ótimo ponto de partida", concluiu.

Durante os três dias de testes, Bortoleto e Nico Hulkenberg completaram mais de 140 voltas, fornecendo à Audi dados relevantes para o desenvolvimento do carro de 2026.

Mattia Binotto, chefe do Projeto Audi, destacou a importância do período de testes: "Esta semana marcou o início da nossa jornada como Audi Revolut F1 Team e como fabricante de unidades de potência. Ver o R26 na pista pela primeira vez foi um momento emocionante para todos nós. Ainda há muito a aprender, mas saímos de Barcelona com um sólido entendimento do nosso novo carro e motor e de como eles se comportam na pista", avaliou Binotto.