FUTEBOL

Arsenal abre sete pontos de vantagem na Premier League e Liverpool vence o Newcastle

Por Por JAMES ROBSON Escritor de Futebol AP Publicado em 31/01/2026 às 19:39
Viktor Gyokeres, do Arsenal, à direita, comemora o terceiro gol de sua equipe no jogo com o companheiro de equipe Jurrien Timber durante a partida de futebol da Premier League inglesa entre Leeds United e Arsenal em Leeds, Inglaterra Mike Egerton/PA via AP

Arsenal e Liverpool voltaram a ganhar formas no Premier League no sábado.

O Arsenal conseguiu sete pontos de vantagem na liderança da classificação depois de vencer o Leeds por 4 a 0. A equipe de Mikel Arteta encerrou uma corrida sem vitórias de três jogos em grande estilo em Elland Road e fortaleceu sua cobrança pelo título.

O atual campeão Liverpool finalmente garantiu sua primeira vitória na liga de 2026 por 4 a 1 contra o Newcastle. Hugo Ekitike marcou dois e Florian Wirtz estava no alvo novamente, já que duas das grandes contratações de verão do Liverpool foram entregues em Anfield. Ibrahim Konate selou a vitória no final.

Martin Zubimendi, Viktor Gyokeres e Gabriel Jesus estavam todos no alvo pelo Arsenal e o goleiro Karl Darlow, do Leeds, acrescentou um gol contra.

“Nós realmente queríamos mostrar o quanto queríamos,”, disse Arteta.

Manchester City e Aston Villa podem reduzir a vantagem do Arsenal para quatro pontos no domingo.

O Chelsea voltou de dois gols a menos em casa para vencer o West Ham por 3 a 2 e subir para quarto, com Enzo Fernandez acertando o vencedor no segundo minuto dos acréscimos.

Everton deixou ainda mais tarde para empatar no Brighton por 1 a 1, Beto marcando no 97°.

O lanterna Wolverhampton perdeu pela 18a vez na temporada, 2 a 0 em casa para o Bournemouth.

O Arsenal tem o número do Leeds

Depois de vencer o Leeds por 5 a 0 em agosto, o Arsenal desfrutou de outra brincadeira contra a equipe de Daniel Farke.

Seis pontos e nove gols podem ajudar muito na candidatura ao título do Arsenal, que estava oscilando nas últimas semanas.

“É muito difícil (vencer por 4 a 0 no Leeds), vamos ver quem é o próximo time que faz isso, mas fizemos isso em um momento em que precisávamos", disse Arteta.

Contra um Leeds em forma que havia perdido apenas um de seus últimos 11 em todas as competições, a viagem a Elland Road era uma potencial casca de banana para o líder da liga. Especialmente quando o atacante Bukayo Saka se machucou no aquecimento e teve que ser retirado pouco antes do pontapé inicial.

Mas na ausência dele o Arsenal dominou totalmente, com Zubimendi cabeceando o visitante na frente aos 27 min e Darlow socando o canto de Noni Madueke para as próprias redes antes do intervalo.

Gyokeres marcou pela quarta vez em seis jogos no segundo tempo e o substituto Gabriel Jesus girou e disparou rasteiro no canto inferior no final do tempo.

Enzo entrega para o Chelsea

O Chelsea perdia por 2 a 0 no intervalo para um West Ham lutando pela sobrevivência, e a decisão do técnico Liam Rosenior de fazer sete mudanças em sua escalação parecia cara.

Mas depois de sair atrás em Stamford Bridge com gols de Jarred Bowen e Crysencio Summerville, Rosenior agiu decisivamente — fazendo três substituições no intervalo — e valeu a pena.

Joao Pedro e Marc Cucurella saíram do banco e marcaram para empatar o jogo até o dia 70. Depois que Jean-Clair Todibo, do West Ham, perdeu na frente do gol, o Chelsea levou os três pontos quando Fernandez varreu o vencedor de dentro da área.

“A reação da equipe no segundo tempo me diz que temos algo muito, muito especial aqui se eu puder utilizar o elenco da maneira correta,” Rosenior disse.

A finalização dramática provocou um confronto em massa entre os jogadores e Todibo foi expulso por conduta violenta.

O resultado deixou o West Ham a cinco pontos da segurança.

Everton sela empate tardio

Pela segunda vez nesta semana, o Everton revidou para salvar um ponto. Após o empate de segunda-feira por 1 a 1 com o Leeds, o clube de Merseyside deixou-o atrasado para empatar no Brighton, que liderou com Pascal Gross.

Beto entrou como reserva apenas no 89° e produziu o gol crucial no fundo dos acréscimos.

São derrotas consecutivas para o Wolves após um mini ressurgimento nas últimas semanas.

Gols de Junior Kroupi e Alex Scott garantiram vitória do Bournemouth no Molineux Stadium.

O Wolves há muito tempo parece destinado ao rebaixamento, mas mostrou sinais de rali sob o comando do novo técnico Rob Edwards após cinco jogos sem derrota. Sucessivas derrotas para Man City e Bournemouth, no entanto, deixam a equipe a 17 pontos à deriva da segurança, tendo disputado um jogo a mais que os rivais.