Arqueólogos localizam cidade perdida de Alexandria no Tigre, no sul do Iraque
Descoberta revela detalhes de um importante centro urbano fundado por Alexandre, o Grande, há mais de dois mil anos.
Arqueólogos que atuam no sul do Iraque identificaram a localização da antiga Alexandria no Tigre, uma relevante cidade portuária fundada no final do século IV a.C., durante as campanhas de Alexandre, o Grande, segundo o portal Archaeology News.
Os pesquisadores destacam que as ruínas, situadas em Jebel Khayyaber, indicam que o local foi um centro urbano planejado, conectando a navegação fluvial da Mesopotâmia às rotas marítimas do Golfo Pérsico e a extensas redes comerciais que alcançavam a Índia e a Ásia Central.
Na década de 1960, imagens aéreas já haviam identificado a muralha e vestígios do assentamento, mas os conflitos entre Iraque e Irã interromperam as pesquisas por décadas.

Somente em 2014, com o retorno das equipes arqueológicas, foi possível identificar uma muralha urbana de mais de um quilômetro de extensão e até oito metros de altura, evidenciando a existência de um assentamento de grande porte. Durante as escavações, foram encontrados fragmentos de cerâmica e tijolos.
O estudo descreve uma cidade planejada em formato de grade, com ruas largas, amplas áreas residenciais, complexos de templos, oficinas equipadas com fornos, canais e estruturas portuárias.
"Um dos distritos inclui quarteirões residenciais de tamanho excepcional, superando a maioria dos bairros conhecidos de outras cidades da mesma época", relataram os arqueólogos.
Por volta do ano 300 d.C., a cidade entrou em declínio após o desvio do curso do rio Tigre para oeste, privando os habitantes de sua principal via de navegação e comércio.

"A navegação fluvial entrou em colapso e a base econômica enfraqueceu. A maior parte dos moradores deixou suas casas e a vida urbana desapareceu", aponta o relatório dos pesquisadores.
Segundo a equipe, as escavações continuam com o objetivo de detalhar o plano urbanístico da cidade, datar as diferentes fases construtivas e compreender a relação entre o desenvolvimento urbano, o comércio e as mudanças ambientais.