JOGOS OLÍMPICOS

Tocha das Olimpíadas é a mais leve da história e aposta em sustentabilidade

Segundo designer italiano, artefato 'busca unir passado e futuro'

Por Redação ANSA Publicado em 06/02/2026 às 16:03
Segundo designer italiano, artefato 'busca unir passado e futuro ' © ANSA/AFP

Atocha olímpica que inaugurará oficialmente, nesta sexta-feira (6), os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d'Ampezzo é a mais leve já construída e combina o "design italiano do passado" com "tecnologias voltadas para o futuro".

"Quando pensamos na Itália, muitas vezes a associamos ao passado, dos antigos romanos ao Renascimento. No entanto, a realidade é que o país também é a segunda maior potência industrial da Europa e líder em inovação e tecnologia em diversas áreas", afirmou o arquiteto Carlo Ratti, criador do design da tocha, em entrevista ao site do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Segundo o especialista, a "Essenziale", nome oficial do artefato, "busca unir passado e futuro" e foi projetada para funcionar de forma eficiente independentemente das condições climáticas, do vento ou da altitude.

Além disso, de acordo com Ratti, o coração do dispositivo conta com um queimador de alto desempenho alimentado por bio-GLP produzido pela ENI a partir de matérias-primas 100% renováveis.

Outra inovação da tocha é a possibilidade de recarga: ela pode ser reutilizada até 10 vezes, enquanto os modelos anteriores eram descartáveis. Com isso, a edição de 2026 conseguiu reduzir significativamente o número de artefatos produzidos.

A tocha também apresenta um mecanismo interno visível por meio de uma abertura vertical lateral, permitindo que o público observe o queimador em funcionamento e mantendo o foco na chama, e não no objeto em si.

Em consonância com os princípios de minimalismo e sustentabilidade, a tocha é fabricada principalmente com alumínio reciclado. Ela é a mais leve já produzida para os Jogos Olímpicos, com peso inferior a 1,1 kg.

O corpo do objeto possui ainda um revestimento PVD resistente ao calor, que permite a mudança de cor conforme o ambiente ao redor, refletindo elementos como montanhas ou as luzes da cidade.

A tocha olímpica apresenta tons azul-esverdeados, enquanto a versão paralímpica é dourada. A "Essenziale" também recebeu uma menção honrosa no Compasso d'Oro, o prêmio de design industrial mais prestigiado da Itália.