FUTEBOL

José Martínez retorna aos treinos do Corinthians após crise na Venezuela

Volante volta ao CT após mais de um mês afastado por problemas políticos em seu país e deve perder espaço no elenco alvinegro

Publicado em 07/02/2026 às 19:25
José Martínez

O volante José Martínez está de volta ao Corinthians após um período de mais de um mês afastado, em razão da crise política na Venezuela. Neste sábado, o jogador participou das atividades no CT Dr. Joaquim Grava, marcando sua primeira presença nas dependências do clube em 2026.

Martínez viajou à Venezuela durante as férias para renovar seu passaporte, mas enfrentou dificuldades para retornar ao Brasil dentro do prazo previsto devido ao fechamento das fronteiras provocado pela instabilidade política no país.

A ausência prolongada do meio-campista causou desconforto no clube paulista, gerando reclamações do executivo de futebol, Marcelo Paz, e do técnico Dorival Júnior. O atleta, entretanto, justificou que o atraso foi motivado exclusivamente pelos problemas internos enfrentados em sua terra natal.

Com o retorno, a tendência é que Martínez passe a ser a última opção entre os volantes do elenco. Atualmente, Breno Bidon, André Luiz e Raniele têm sido os mais utilizados pelo técnico, que também conta com o recém-contratado Matheus Pereira, destaque entre os torcedores, e Charles, frequentemente acionado no segundo tempo das partidas.

O último jogo de José Martínez pelo Corinthians foi na final da Copa do Brasil, contra o Vasco, em 21 de dezembro. Em quase dois anos de clube, o venezuelano soma 70 partidas, sendo titular em 52 delas, e participou das conquistas do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil.