Após condenação por fraude, francesa Julia Simon conquista ouro polêmico no biatlo
Atleta foi suspensa e multada por uso indevido de cartões de crédito de colegas, mas superou controvérsias e venceu nos Jogos de Inverno de 2026.
O ouro mais controverso dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milano-Cortina-2026 não se destaca apenas pela disputa esportiva. A vitória da francesa Julia Simon no biatlo 15 km ganhou notoriedade devido ao histórico polêmico da atleta, que chegou a ser condenada à prisão e suspensa meses antes da competição.
Simon foi acusada de fraude por utilizar o cartão de crédito da colega de equipe, Justine Braisaz-Bouchet, que terminou apenas na 80ª posição na mesma prova. A atleta teria feito compras online no valor de 2 mil euros (cerca de R$ 12,2 mil, na cotação atual).
Em outubro, a Justiça francesa condenou Julia Simon a três meses de prisão, pena que acabou sendo suspensa posteriormente. No entanto, a multa de 15 mil euros (aproximadamente R$ 92,1 mil) foi mantida.
Além de envolver a colega, Simon também teria utilizado o cartão do fisioterapeuta da equipe entre 2021 e 2022, igualmente para compras pela internet. Inicialmente, ela afirmou não se lembrar dos atos, mas acabou confessando durante audiência.
Na ocasião, surgiram dúvidas sobre a participação de Simon nos Jogos de Inverno. A Federação Francesa de Esqui chegou a suspendê-la por seis meses, mas a punição foi revertida e ela ficou afastada por apenas um mês.
Em entrevista ao jornal The Guardian, Justine Braisaz-Bouchet relatou ter sido alvo de ataques online após a repercussão do caso, anos antes da audiência. "Isso deixou muita gente com raiva. A história veio à tona em 2023, depois da ótima temporada de Julia Simon, e para muitas pessoas, eu era a culpada", afirmou.
Ao conquistar o ouro na Itália, Simon fez um gesto de silêncio levando o dedo à boca, em referência aos críticos. Questionada sobre o significado, ela declarou: "Coloquei o dedo na boca, era para uma pessoa. Mas não vou contar mais nada, acabou. Estou focada no meu esporte, é o que eu mais amo, eu tinha um objetivo e coloquei toda minha energia nisso. Foi um mês difícil, mas hoje foi o resultado perfeito para mim, parece um sonho".
Em termos esportivos, Julia Simon vive seu melhor momento. Ela soma 10 medalhas em campeonatos mundiais, sendo quatro conquistadas na edição de 2025, na Suíça, além de um terceiro lugar geral na Copa do Mundo de Biatlo no ano passado. Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022, já havia conquistado a prata no revezamento misto.