Cauly é o quinto reforço do São Paulo sem custos de contratação para 2026
Meia chega por empréstimo do Bahia, com obrigação de compra condicionada a metas; clube mantém estratégia de reforços sem despesas imediatas.
O meia Cauly deve desembarcar na próxima sexta-feira, 13, em São Paulo para concluir seu empréstimo do Bahia ao Tricolor paulista. Seguindo a política de contratações sem custos imediatos, o São Paulo chega ao quinto reforço para a temporada 2026.
A negociação com o Bahia previa o pagamento de 500 mil euros (cerca de R$ 3 milhões) pela liberação do jogador. No entanto, o São Paulo optou por abater esse valor de uma dívida que o clube baiano possui com o Tricolor, evitando assim impacto direto no caixa. O valor total do débito não foi divulgado, mas refere-se às transferências de Rodrigo Nestor e Michel Araújo. A dívida, porém, não será quitada integralmente com essa operação.
Com 30 anos, Cauly poderá enfrentar o Bahia sem necessidade de pagamento de multa contratual. Em transações semelhantes, como a tentativa frustrada de Corinthians e São Paulo por Alisson, era exigido pagamento de R$ 2 milhões para o atleta atuar contra o ex-clube.
A negociação foi conduzida pelo executivo de futebol do São Paulo, Rui Costa. O acordo prevê obrigação de compra de 50% dos direitos econômicos de Cauly por 2 milhões de euros (R$ 12,2 milhões) caso ele dispute 25 partidas pelo clube.
Se esse gatilho for ativado e Cauly atuar em 40 jogos já como jogador definitivo do São Paulo, o clube deverá adquirir novo percentual dos direitos do atleta. Há ainda uma terceira fatia vinculada ao cumprimento de metas pessoais.
Ao todo, o Bahia pode arrecadar até 3,6 milhões de euros (R$ 22,1 milhões) caso todas as cláusulas do contrato sejam cumpridas. Por ora, o São Paulo não terá custos imediatos na operação.
Com 63 jogos em 2025, Cauly foi peça importante do Bahia comandado por Rogério Ceni, mas perdeu espaço ao final da temporada. Neste ano, atuou apenas em duas partidas, ambas pelo Campeonato Baiano.
No São Paulo, Cauly disputará posição no meio-campo com Marcos Antônio, Danielzinho e Lucas. Apesar do bom desempenho do elenco, o técnico Hernán Crespo reforçou a necessidade de mais reforços: "Vamos ver com os diretores sobre o que é preciso financeiramente, mas seguramente precisamos de reforços. Minha opinião não vai mudar por resultado positivo ou negativo. Estamos monitorando o mercado em busca de oportunidades", afirmou após a vitória sobre o Grêmio.
Até o momento, o São Paulo soma cinco reforços para a temporada. Danielzinho chegou após o fim de contrato com o Mirassol e se tornou titular. Do mesmo clube, veio o lateral-direito Lucas Ramon. O Tricolor também contratou o goleiro Carlos Coronel e o zagueiro Matheus Dória.
Bahia foi o primeiro clube de Cauly no futebol brasileiro
Nascido em Porto Seguro (BA), Cauly construiu praticamente toda sua carreira no exterior e só atuou no futebol brasileiro após chegar ao Bahia. Aos 11 anos, mudou-se para a Alemanha, onde o padrasto trabalhava.
Na Europa, ingressou na base do Colônia, clube pelo qual se profissionalizou. Depois, defendeu Duisburg e Paderborn, ambos da Alemanha, e o Ludogorets, da Bulgária, antes de ser contratado pelo Bahia em 2023.