HISTÓRIA NO ESPORTE

Lucas Braathen conquista ouro inédito para o Brasil nos Jogos de Inverno

Esquiador garante primeira medalha olímpica de inverno para o país e América Latina no slalom gigante em Milão-Cortina

Publicado em 14/02/2026 às 10:56
Lucas Braathen conquista ouro inédito para o Brasil nos Jogos de Inverno Reprodução / Instagram

O Brasil amanheceu olímpico nas montanhas de Milão-Cortina. Pela primeira vez na história, o Hino Nacional Brasileiro ecoou em uma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. Neste sábado, Lucas Braathen escreveu um capítulo inédito para o esporte nacional ao conquistar a medalha de ouro no slalom gigante.

O brasileiro registrou o tempo total de 2min25s00 nas duas descidas, garantindo o lugar mais alto do pódio. Trata-se da primeira medalha do Brasil e da América Latina na história dos Jogos de Inverno.

Desde a primeira apresentação, Lucas já demonstrava seu potencial: desceu agressivo e preciso, cravando 1min13s92, o melhor tempo da bateria, quase um segundo à frente do suíço Marco Odermatt (1min14s87). Essa vantagem inicial foi determinante para a definição do pódio, que considera a soma dos tempos das duas descidas.

Na segunda descida, Braathen administrou com maturidade, fez o necessário para confirmar a liderança e transformar a expectativa em uma conquista histórica. Odermatt ficou com a prata, enquanto o também suíço Loic Meillard completou o pódio com o bronze.

Até então, o melhor resultado brasileiro em Jogos de Inverno era de Isabel Clark, nona colocada no snowboard cross em Turim-2006. Vinte anos depois, o Brasil deixa de ser mero participante para entrar definitivamente na lista dos medalhistas olímpicos.

Nas montanhas geladas da Itália, a bandeira verde e amarela subiu ao topo pela primeira vez. "O Brasil está em todos os cantos do mundo. Agora, nas montanhas também. Estamos trazendo muito amor e muita alegria. A presença da torcida é algo que gostamos de sentir, e eu tenho essa energia no dia mais importante da minha vida", disse Lucas.