ESPORTE OLÍMPICO

Lucas Braathen se emociona após conquistar ouro nos Jogos de Inverno

Brasileiro faz história no slalom gigante e destaca inspiração para novas gerações

Publicado em 14/02/2026 às 11:22
Lucas Braathen se emociona após conquistar ouro nos Jogos de Inverno Reprodução / Instagram

Lucas Pinheiro Braathen não conteve a emoção ao conquistar a medalha de ouro no slalom gigante do esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina. O brasileiro destacou o apoio dos torcedores e afirmou ser impossível descrever em palavras a sensação de subir ao topo do pódio.

"Inexplicável. Totalmente inexplicável. Não sei como colocar palavras nas sensações agora. Agradeço a todos que torcem do Brasil. Pode ser um ponto de inspiração para crianças da próxima geração. Nada é impossível, não importa onde você está, suas roupas, a cor da sua pele. O que importa é o que está no coração. Esquiei com meu coração, minha intuição e a força brasileira para levá-la ao topo do pódio", declarou Braathen ao SporTV.

Com o tempo total de 2min25s na soma das duas descidas, Braathen garantiu a primeira posição. Após liderar a primeira parte, enfrentou mais dificuldades na segunda, mas manteve o desempenho e conquistou o ouro.

"Foi uma guerra. Eu estava puxando, puxando, tentando achar velocidade e flow para descer num ritmo bem rápido para ficar acima. Entre as descidas, a neve fica completamente diferente, está muito quebrada. Precisei ajustar e consegui achar o balanço, esquiei com o coração. Quando você esquia do jeito que você é, tudo é possível", afirmou o atleta.

Ao final da descida decisiva, o tradicional "tema da vitória", que marcou as manhãs de domingo com triunfos brasileiros na Fórmula 1, especialmente com Ayrton Senna, ecoou em Bormio, local da prova.

Evocando humildade, Lucas Braathen evitou comparações e ressaltou sua identidade: "Única coisa que importa é continuar sendo quem sou. Um esquiador brasileiro que virou campeão olímpico", concluiu.