REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

Imprensa norueguesa destaca ouro de Lucas Braathen pelo Brasil e lamenta saída do atleta

Principais veículos da Noruega elogiam conquista histórica no esqui alpino, mas consideram perda frustrante a troca de bandeira do atleta

Publicado em 15/02/2026 às 09:40
Lucas Braathen Reprodução / Instagram

A conquista do ouro olímpico por Lucas Braathen, agora representando o Brasil, teve ampla repercussão na Noruega, país onde o esquiador nasceu e iniciou sua carreira. Neste sábado, os principais veículos noruegueses deram grande destaque ao feito inédito no esqui alpino, celebrando a trajetória do atleta e lamentando sua mudança de federação.

Com 25 anos, Lucas defendeu a Noruega até 2023. Após divergências com a federação local, anunciou aposentadoria ainda em alta. Meses depois, oficializou a decisão de competir pelo Brasil, terra natal de sua mãe. Em Milão-Cortina, escreveu um capítulo inédito para o esporte brasileiro.

O jornal Aftenposten, de Oslo, publicou uma reportagem detalhada sobre a vitória, incluindo análise do comentarista Daniel Roed-Johansen, que ressaltou a dualidade da imagem do atleta: "Braathen é o pavão do esqui. É fácil se deixar deslumbrar por roupas coloridas, trabalhos como modelo e grandes ambições. Mas ninguém deve se enganar. Acima de tudo, ele é um atleta de elite dedicado", afirmou.

O Dagbladet repercutiu a transmissão da emissora NRK e a opinião do ex-esquiador e comentarista Kjetil André Aamodt, que classificou a troca de federação como uma perda esportiva para a Noruega: "É um pouco frustrante que ele não seja atleta norueguês", declarou.

Filho de pai norueguês e mãe brasileira, Lucas Braathen chegou a disputar os Jogos de Pequim-2022 pela Noruega. Quatro anos depois, subiu ao topo do pódio sob a bandeira brasileira, resultado que, além de histórico para o Brasil, reacendeu o debate na Noruega sobre a saída precoce de um de seus talentos mais midiáticos e competitivos da última geração.