JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO

Lucas Braathen disputa o slalom após ouro no slalom gigante em Milão-Cortina

Brasileiro busca mais um pódio no esqui alpino; prova exige técnica e precisão em percurso mais lento.

Publicado em 15/02/2026 às 16:15
Lucas Braathen Reprodução / Instagram

Lucas Pinheiro Braathen fez história no sábado ao conquistar a medalha de ouro na prova do slalom gigante nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina. O esquiador brasileiro retorna às pistas nesta segunda-feira para competir no slalom, modalidade que exige ainda mais técnica e precisão.

No slalom gigante, os portões ao longo do percurso estão posicionados a cerca de 25 metros de distância um do outro. Já no slalom, essa distância é reduzida para 13 metros, tornando a prova mais técnica e menos veloz.

Essa diferença faz com que o slalom gigante seja mais rápido, com atletas atingindo velocidades de até 80 km/h, enquanto o slalom exige movimentos mais curtos e ágeis.

Ambas as provas são decididas pela soma dos tempos de duas descidas. O atleta que completar o percurso, sem perder nenhum portão, no menor tempo total, conquista o ouro.

Lucas Braathen será o sexto a descer na primeira tentativa do slalom. Os brasileiros Giovanni Ongaro e Christian Oliveira Søvik também participam da prova, largando como 57º e 43º, respectivamente.

A primeira descida do slalom está marcada para as 6h (horário de Brasília), no Centro de Esqui de Stelvio. Os 30 melhores avançam para a segunda descida, às 9h30, quando será definido o pódio.