TÊNIS INTERNACIONAL

Sinner e Alcaraz avançam às quartas em Doha e ficam próximos de 1ª final do ano

Italiano e espanhol seguem firmes no ATP 500 do Catar e podem protagonizar duelo inédito em 2024

Publicado em 18/02/2026 às 17:10
Jannik Sinner ANSA

A tão aguardada decisão entre Jannik Sinner e Carlos Alcaraz no Aberto da Austrália não ocorreu devido à eliminação do italiano na semifinal. No entanto, o encontro pode finalmente acontecer no ATP 500 de Doha. Nesta quarta-feira, os dois principais tenistas do ranking avançaram para as quartas de final, aproximando-se do confronto inédito em 2024.

Primeiro a entrar em quadra, Sinner manteve o embalo e conquistou sua 22ª vitória nos últimos 23 jogos – a única derrota foi justamente para Novak Djokovic, na Austrália. Sem dificuldades, o número dois do mundo superou o australiano Alexei Popyrin em sets diretos: 6/3 e 7/5, após 1h25 de partida.

O italiano precisou de apenas uma quebra em cada set para garantir o triunfo. No primeiro, aproveitou o break point no sexto game para abrir 4 a 2 e depois administrou a vantagem até fechar em 6/3.

O segundo set foi mais equilibrado, com ambos mantendo o serviço até 5 a 5. Sinner então pressionou o saque de Popyrin, conquistou dois break points e aproveitou o segundo para fazer 6 a 5. Bastou então sacar com precisão para fechar em 7/5.

Nas quartas de final, nesta quinta-feira, Sinner enfrentará o tcheco Jakub Mensik, sexto favorito em Doha, que avançou após vencer o chinês Zhang Zhizhen por 6/3 e 6/2.

Imbatível em 2024 com oito vitórias seguidas, Alcaraz entrou em quadra logo após Sinner. O espanhol enfrentou o francês Valentin Royer, que chegou a ameaçar no segundo set, mas acabou superado por 6/2 e 7/5, em 1h36 de jogo.

Assim como na estreia contra o também francês Arthur Rinderknech, Alcaraz começou dominante, conseguindo duas quebras e fechando o primeiro set por 6/2.

No início do segundo set, o espanhol enfrentou dificuldades e precisou salvar um break point que poderia deixá-lo em desvantagem de 2 a 0. Royer aproveitou o bom momento, abriu 3 a 1 e chegou a 4 a 1, ameaçando levar a parcial.

O francês teve o saque para fechar em 6/3 e empatar o jogo, mas Alcaraz reagiu, devolveu a quebra e empatou. Sentindo a pressão, Royer perdeu o serviço novamente, permitindo a virada para 6 a 5. O número 1 do mundo então confirmou o saque e venceu por 7/5, fechando com cinco games consecutivos.

Na próxima fase, Alcaraz enfrentará o russo Karen Khachanov, que superou o húngaro Marton Fucsovics por 6/2, 4/6 e 6/4. As outras quartas de final terão Stefanos Tsitsipas contra Andrey Rublev, e Alexander Fils diante de Jiri Lehecka.