RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Foto de Lucas Braathen no pódio é eleita a mais bonita dos Jogos e vira pintura renascentista

Imagem do brasileiro celebrando o ouro no slalom gigante conquista prêmio e é transformada em obra artística pelo Comitê Olímpico

Publicado em 22/02/2026 às 19:12

O Brasil deixou sua marca histórica nos Jogos Olímpicos de Inverno. A inédita medalha de ouro conquistada por Lucas Pinheiro Braathen não só trouxe destaque ao País e à América Latina, como também recebeu reconhecimento especial da organização do evento.

Neste domingo (22), data de encerramento das atividades em Milão-Cortina, o perfil oficial das Olimpíadas anunciou que a foto de Braathen no pódio foi escolhida como a melhor imagem da competição. A fotografia ainda foi reinterpretada como uma pintura renascentista pelo artista italiano Maurizio Rapiti.

"Quando o esporte encontra a arte", publicou o perfil oficial das Olimpíadas. "Este é o pódio do Slalom Gigante Masculino em #MilanoCortina2026, no dia em que Lucas Pinheiro Braathen fez história. Com aquele salto, ele não apenas ganhou o ouro. Ele conquistou a primeira medalha olímpica de inverno da história do Brasil e a primeira da América do Sul. Um marco para a nação. Um momento que ficará para sempre na memória. Você votou neste momento como sua foto favorita dos Jogos. Nós o reimaginamos como uma obra inspirada no Renascimento para celebrar a emoção, o legado e a magnitude do seu significado."

No último sábado (14), Lucas Braathen entrou para a história do esporte olímpico brasileiro ao conquistar a medalha de ouro no slalom gigante. O brasileiro somou 2min25s00 nas duas descidas e garantiu o topo do pódio — a primeira medalha do Brasil e também da América Latina na história dos Jogos de Inverno.

Braathen já havia dado sinais de seu potencial na primeira descida, com uma performance agressiva e precisa, marcando 1min13s92 — quase um segundo à frente do suíço Marco Odermatt (1min14s87). A vantagem inicial foi decisiva para a definição do pódio, que soma os tempos das duas descidas.

Na segunda passagem, o brasileiro administrou com maturidade, consolidando a liderança e transformando expectativa em conquista histórica. Odermatt ficou com a prata, enquanto o também suíço Loic Meillard completou o pódio com o bronze.

Dois dias depois, Lucas fez sua primeira descida na disputa do slalom do esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno. O brasileiro vinha em ritmo forte, competindo pelo melhor tempo, mas numa das últimas portas perdeu o equilíbrio e caiu, encerrando sua participação em Milão-Cortina.