CHAMPIONS LEAGUE

Arsenal arranca empate no fim contra o Leverkusen e aposta no fator casa para avançar

Havertz, ex-Leverkusen, marca de pênalti nos minutos finais e mantém invencibilidade dos ingleses na Champions.

Publicado em 11/03/2026 às 16:46
Reprodução / Instagram

O Bayer Leverkusen esteve muito próximo de encerrar a invencibilidade do Arsenal na Liga dos Campeões. Nesta quarta-feira, no jogo de ida das oitavas de final realizado na BayArena, os alemães venciam por 1 a 0 até os 43 minutos do segundo tempo. Porém, Havertz, uma das apostas de Mikel Arteta para a etapa final e ex-jogador do Leverkusen, converteu pênalti e garantiu o empate em 1 a 1.

O capitão Andrich abriu o placar de cabeça logo no início do segundo tempo, colocando o Leverkusen em vantagem após uma primeira etapa de pressão dos ingleses. Os anfitriões controlavam a partida, mas as substituições de Arteta mudaram o panorama. Makuele sofreu pênalti e Havertz, com categoria, converteu. Em respeito ao ex-clube, o atacante não comemorou o gol.

O confronto de volta será na próxima terça-feira, no Emirates Stadium, em Londres. Quem vencer, garante vaga nas quartas de final. Apesar de perder os 100% de aproveitamento, o Arsenal se anima com o desempenho em casa nesta Champions: foram quatro vitórias no Emirates e 12 gols marcados, incluindo triunfos sobre Bayern de Munique (3 a 1) e Atlético de Madrid (4 a 0).

Início sufocante

Dono da melhor campanha da fase de grupos, o Arsenal começou pressionando na BayArena. Logo aos dois minutos, Saka cobrou falta perigosa, mas sem sucesso. Em busca de títulos desde a Copa da Inglaterra de 2019/20, o time londrino vive uma temporada promissora, liderando a Premier League com sete pontos de vantagem sobre o Manchester City, além de estar na final da Copa da Liga Inglesa e nas quartas da Copa da Inglaterra.

Com confiança em alta, o Arsenal dominou as ações ofensivas na etapa inicial, com Saka e Gyökeres participando ativamente. Martinelli, aberto pela esquerda, acertou o travessão em boa jogada, mas os alemães conseguiram segurar o empate até o intervalo.

Após o sufoco inicial, o Leverkusen passou a controlar mais a bola e cadenciar o ritmo, neutralizando o ataque inglês e mantendo o placar zerado até o fim do primeiro tempo.

Segundo tempo eletrizante

O Leverkusen precisou de poucos segundos para abrir o placar na etapa final. Raya fez grande defesa em cabeçada de Kofane, mas, no escanteio seguinte, Andrich apareceu livre na segunda trave e marcou de cabeça. A postura dos alemães mudou, e o time passou a pressionar mais, buscando ampliar a vantagem.

O Arsenal, porém, não se intimidou. O jogo ficou aberto, com chances para ambos os lados. Com o Leverkusen recuando e protegendo a meta de Blaswich, Arteta apostou em alterações ofensivas, colocando Madueke, Havertz e, na reta final, Gabriel Jesus.

Aos 41 minutos, Makueke invadiu a área e sofreu pênalti, gerando protestos dos alemães por possível simulação. Após revisão do VAR, a penalidade foi confirmada e Havertz, ex-jogador do Leverkusen, converteu aos 43 minutos, decretando o empate e levando a decisão para Londres.