João Fonseca afasta rótulo de 'novo Guga' e busca o topo do ranking
Tenista brasileiro se prepara para o Masters 1000 de Montreal e sonha em se tornar número 1 em até cinco anos.
Em sua segunda temporada no tênis profissional, João Fonseca mostra maturidade ao lidar com cobranças e comparações. Prestes a completar 20 anos, o tenista brasileiro rejeita o rótulo de "novo Guga" e expressa a ambição de se tornar o líder do ranking da ATP. Porém, garante que ainda é cedo para essa conquista.
Atualmente, ocupa a 27ª colocação do ranking e está focado no Masters 1000 de Montreal, no Canadá, como preparação para o US Open, último Grand Slam do ano. Em entrevista à CNN Esportes, que será exibida no domingo, João falou sobre seus planos e a importância da família em sua carreira.
"Meus sonhos são ganhar Grand Slam e ser número 1 do mundo. Embora parece próximo, ainda há muito a evoluir. Espero, dentro de três a cinco anos, estar no topo", declarou o tenista, que expressou gratidão pelo apoio familiar.
"A família é minha maior força. Minha mãe viajava comigo dos 8 aos 11 anos, e meu pai sempre me ajudou com os investimentos. Essa conexão me é fundamental. Eles sempre me permitiram tomar minhas decisões", contou João, que decidiu se tornar profissional aos 17 anos.
"Eu e minha família decidimos se eu deveria seguir como profissional ou cursar uma universidade nos Estados Unidos. Após o Rio Open 2024, onde alcancei as quartas de final e subi no ranking, informei aos meus pais que queria continuar no tênis e eles me apoiaram totalmente. Não me arrependo", ressaltou.
Atualmente, sendo o melhor tenista do Brasil, João fala com tranquilidade sobre Gustavo Kuerten, a quem foi comparado no início da carreira, mas agora foca em ser o "novo João".
"No começo, eu me pressionava, pensando 'será que conseguirei o que ele fez', mas hoje meu objetivo é construir minha própria história. Não sinto pressão para ser o novo Guga. Quero me tornar o novo João", enfatizou. "As comparações vão ocorrer, é parte do esporte, mas estou trabalhando minha mentalidade em relação a isso. O Guga é um ídolo, e espero um dia realizar pelo menos um terço do que ele fez", complementou.
Sobre suas quadras favoritas, ele prefere o saibro, mas busca evoluir em todos os pisos. "Nasci jogando no saibro e me sinto bem, mas quero aprimorar meu jogo na quadra rápida. E, se Deus quiser, a grama será minha superfície preferida um dia", destacou.
João também compartilhou suas inspirações para seu estilo de jogo. Ele admira tenistas de peso como Roger Federer e Rafael Nadal, além de já ter disputado contra grandes nomes como Carlos Alcaraz, Jannik Sinner e Alexander Zverev, e rememorou sua vitória memorável em Roland Garros contra Novak Djokovic.
"Disputar com esses grandes jogadores me ensinou muito, especialmente sobre a pressão e o nível necessário para vencer. Jogar contra o Djokovic foi uma experiência incrível, que evidenciou minhas fraquezas e qualidades", concluiu.