Atlético-MG supera o Cruzeiro em clássico e avança na Copa do Brasil
Com virada emocionante, equipe garante presença nas semifinais após expulsão de Villalba.
Em um clássico intenso, o Atlético-MG reverteu a eliminação nas quartas de final de 2025 contra o rival Cruzeiro. Na Arena MRV, o time atleticano, beneficiado pela expulsão de Villalba, assegurou a vitória por 2 a 1 e a classificação para as semifinais da Copa do Brasil nesta terça-feira. O primeiro duelo, realizado no Mineirão, terminou empatado em 1 a 1.
O Cruzeiro saiu na frente com um gol de Kaio Jorge, que converteu um pênalti aos 30 minutos do primeiro tempo, levando a partida para o intervalo com 1 a 0. Contudo, a expulsão de Villalba aos 15 da segunda etapa alterou o andamento do jogo, permitindo que o Atlético-MG aumentasse a pressão.
O volante Fred foi o protagonista da virada, primeiramente assistindo Victor Hugo para o empate e, em seguida, marcando o gol decisivo aos 42 minutos.
Agora, o adversário do Atlético nas semifinais será o vencedor do confronto entre Grêmio e Internacional, que se enfrentam na próxima quinta-feira. O primeiro jogo terminou empatado sem gols.
Em 2025, o Cruzeiro havia eliminado o Atlético-MG com duas vitórias por 2 a 0. A última participação do Atlético em semifinais da Copa do Brasil ocorreu em 2024, quando ficaram com o vice-campeonato após enfrentar o Flamengo.
Enquanto isso, o Atlético-MG se prepara para o Campeonato Brasileiro, onde enfrentará o São Paulo no Morumbi no próximo sábado, às 18h30. O Cruzeiro, por sua vez, buscará se reerguer no domingo contra o Athletico-PR, no Mineirão, às 16h.
O Atlético-MG iniciou o clássico com grande ímpeto, criando diversas oportunidades. Com dois minutos, Cassierra quase marcou após desviar de cabeça, mas a bola acertou a trave. O jogo permaneceu equilibrado até o Cruzeiro abrir o placar.
Em um segundo tempo marcado pela chuva, o Atlético-MG aumentou o ritmo, aproveitando a vantagem numérica. Fred exigiu uma defesa de Otávio, enquanto Lodi quase marcou, acertando o travessão. O empate se concretizou aos 32 minutos, e Fred selou a classificação com um belo gol aos 42.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 2 X 1 CRUZEIRO
ATLÉTICO-MG - Everson; Natanael (Gustavo Scarpa), Ruan (Vitão), Vitor Hugo e Renan Lodi; Alan Franco (Minda), Castaño e Fred; Cuello, Cassierra (Reinier) e Bernard (Victor Hugo). Técnico: Eduardo Domínguez.
CRUZEIRO - Otávio; Fagner, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus (João Marcelo) e Villalba; Lucas Romero, Gerson (Matheus Henrique) e Matheus Pereira (Gabriel Rojas); Arroyo, Kaio Jorge (Villarreal) e Wesley (Kaique Kenji). Técnico: Artur Jorge.
GOLS - Kaio Jorge, aos 30 minutos do primeiro tempo. Victor Hugo, aos 32; Fred, aos 42 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Raphael Claus (SP).
CARTÕES AMARELOS - Natanael, Otávio, Arroyo, Fabrício Bruno, Lucas Romero e Villalba.
CARTÃO VERMELHO - Villalba.
RENDA - R$ 4.450.632,12.
PÚBLICO - 42.992 torcedores.
LOCAL - Arena MRV, em Belo Horizonte (MG).