Russell garante pole em Baku; Antonelli bate e largará em 16º
Britânico colocou 8 décimos na Ferrari de Leclerc, que ficou em 2º
O britânico George Russell, da Mercedes, garantiu a pole position no Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1, no exigente circuito de rua de Baku, enquanto seu companheiro Kimi Antonelli, líder do campeonato, largará apenas da 16ª posição.
O piloto de 28 anos, que ainda alimenta esperanças de título, marcou um tempo de 1m42s526 no Q3 e colocou incríveis oito décimos de vantagem sobre Charles Leclerc, da Ferrari, em segundo lugar.
Oscar Piastri, também a oito décimos do britânico, deixou a McLaren em terceiro.
O australiano terá a seu lado na segunda fila o francês Isack Hadjar (Red Bull), que está de volta após perder as últimas três etapas devido a uma lesão no pulso.
Lando Norris (McLaren), Lewis Hamilton (Ferrari), Pierre Gasly (Alpine), Max Verstappen (Red Bull), Carlos Sainz (Williams) e Franco Colapinto (Alpine) completaram o top 10. Já o brasileiro Gabriel Bortoleto (Audi) largará em 17º, logo atrás de Antonelli, que bateu no muro no Q1, danificou a suspensão e não conseguiu concluir a sessão.
Com isso, Russell terá uma grande oportunidade de reduzir a vantagem do italiano na liderança do campeonato, hoje em 81 pontos — no GP da Itália, no entanto, Antonelli largou em 19º e ganhou, ultrapassando o britânico no fim da prova.
A corrida será realizada excepcionalmente neste sábado (26), já que domingo (27) é feriado nacional no Azerbaijão, em homenagem aos militares mortos na guerra de 2020 contra a Armênia.